Guaianases recebe Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência

No local também haverá ações de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia

Por Cecília Figueiredo

Nesta quinta-feira (16/10) chega a Guaianases a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, do Programa federal Mulher Viver sem Violência. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM), Casa Ser Dorinha e Centro de Cidadania de Itaquera (CCM), conta com apoio da Subprefeitura de Guaianases e da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste). A Supervisão Técnica de Saúde Guaianases atenderá a população com serviços e esclarecimentos.

A chegada da Unidade Móvel será acompanhada pela secretária de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, representantes da CRS leste, da Supervisão Técnica de Guaianases, da Educação e outras pastas do governo local.

Atendimento à saúde

A Supervisão Técnica de Saúde Guaianases participará da ação por meio da distribuição de preservativos, entrega de folhetos educativos, atividades artesanais, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Também haverá busca ativa de mulheres com mais de 40 anos com objetivo de encaminhá-las a exames de mamografia.

Entre os dias 16 e 20 de outubro, a Unidade Móvel ficará estacionado, das 9h às 17h, na Praça Pacheco Aranha (altura do número 100, distrito do Lajeado - próximo da UBS Bandeirantes). Nos dias 21 a 23 de outubro o equipamento atenderá, no mesmo horário, na Rua Útaro Kanai (em frente à Inspetoria da GCM Guaianases).

A equipe intersecretarial que ficará no plantão da Unidade Móvel informará a população sobre a Lei Maria da Penha e outras políticas públicas direcionadas à defesa das mulheres. Também haverá acolhimento e orientação às pessoas que estejam sofrendo violência doméstica.