Saúde bucal do bebê começa na gestação

No pré-natal odontológico, mulheres são orientadas sobre sua saúde bucal e os cuidados necessários com a boca da criança

A criança precisa se familiarizar com o dentista já nos primeiros meses de vida.  A mãe deve levar o bebê ao consultório antes da erupção do primeiro dente

 

Por Keyla Santos e Tatiana Ferreira

Crianças precisam de cuidado bucal desde a barriga da mãe. Durante o pré-natal odontológico a gestante recebe informações sobre os cuidados com a própria saúde da boca, a fim de evitar o parto prematuro por problemas periodontais (na gengiva). “Durante a gestação, as estruturas dos dentes do bebê estão se formando”, disse Ana Lucia Rodrigues da Silva Sanguini, que atua na área de Odontologia Preventiva e Saúde Coletiva e na odontologia para bebês da Unidade Básica de Saúde (UBS) União das Vilas de Taipas.

No pré-natal odontológico, as mulheres são orientadas sobre as alterações hormonais que estão acontecendo em seu corpo e sobre os cuidados necessários com o bebê após o nascimento. Na UBS Jardim Niterói, em Cidade Ademar, há o grupo Odonto Bebê. Nele, são atendidas gestantes registradas pelo Programa “Rede Cegonha também é Mãe Paulistana”. Neste grupo elas recebem as orientações durante a gravidez e, após o nascimento do bebê, a visita domiciliar.

“Nesta visita são passadas informações de como cuidar do bebê, amamentação e prevenção de hábitos nocivos como uso de chupetas e mamadeiras”, disse a dentista Marcia Calache, da UBS Jardim Niterói.

Orientações recebidas pelas mães no pré-natal:

- Estimulação do mamilo e como cuidar durante a amamentação para evitar rachaduras ou mastites (inflamação na glândula mamária).

- Posição correta para a amamentação e importância de amamentar dos dois lados das mamas.

- Como amamentar e cuidar da boca do bebê para que as gengivais e arcadas se desenvolvam corretamente.

Tempo de se familiarizar com o dentista

A criança precisa se familiarizar com o dentista já nos primeiros meses de vida. De acordo com Ana Lucia, a mãe deve levar o bebê ao consultório antes da erupção do primeiro dente. “É importante que ele sente-se na cadeira do dentista. A mãe precisa receber orientações detalhadas em relação à saúde bucal da criança, ao desenvolvimento de hábitos nocivos, à amamentação e à chupeta”, disse.

As mães são orientadas a começar a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer. Assim ele fica acostumado. A limpeza pode ser feita com gaze ou um paninho (enrolado no dedo) molhado em água filtrada e fervida.

Há também opções como os lenços umedecidos bucais. “Essa higienização deve ser feita, principalmente, após a última mamada para a remoção dos restos de leite e também para que a criança se acostume com a manipulação da boca”, explicou Ana Lucia.