Vacinação contra raiva começa em 11 de outubro de 2014

Serão 2.158 postos no município e todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber vacina

O proprietário deve se lembrar de transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes

Atualizado em 1/10/2014

 Foto: Edson Hatakeyama

A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no Município de São Paulo terá início no dia 11 de outubro. Na ação, que vai até o dia 24 de outubro, serão disponibilizadas um milhão de doses da vacina.

No dia 11, a cidade contará com 2.158 postos volantes de vacinação, sendo 23 em endereços fixos. O serviço é gratuito e o proprietário deve se lembrar de transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes.

A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A adesão da população à campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle. Desde 1981 não há registro de nenhum caso de Raiva Humana no Município”, explica a médica Rosane Correa de Oliveira, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2013 foram vacinados, durante a campanha contra a Raiva, 860 mil animais.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina - inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio -, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

A imunização é condicionada ao repasse da vacina pelo Ministério da Saúde (MS). Geralmente, a ação ocorre em agosto, mas neste ano o Governo Federal enfrentou dificuldades com o fornecedor e por isso a campanha foi remarcada para outubro.

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:
• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
• Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;
• Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
• Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita que o contato com morcegos.

A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. As seringas e agulhas são descartáveis. A relação completa dos postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida pelo telefone 156. Os postos funcionarão das 9h às 17h.

Confira aqui a relação completa dos postos por região:

Norte

Sul

Leste

Centro Oeste

Sudeste


Recomendações para o dia da vacinação

- Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;

- Gatos são mais assustados. Portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;

- Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Serviço
“Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos”

Data: de 11 a 24 de outubro de 2014
Horário de funcionamento dos postos: das 9h às 17h