Região Sul promove mais dois Fóruns de Saúde Mental

Serão abordados temas como a “Rede de Urgência e Emergência” e o “Autismo e a rede de Saúde Mental e Reabilitação”

No Fórum de Parelheiros foi discutido o Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas

Por Bruna Zanlorenzi
Foto: Denise Costa


A Coordenadoria Regional de Saúde Sul promoverá, na próxima sexta-feira (19/9), seu Fórum de Saúde Mental. O evento ocorre partir das 13h30, no miniauditório da Universidade de Santo Amaro (UNISA), localizada na Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro. O tema é “Cartografia de uma Rede V: O Atendimento à Crise em Saúde Mental”.

Na quinta-feira (18/9) será a vez da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro realizar seu Fórum de Saúde Mental, a partir das 13h, na Escola Técnica do SUS (ETSUS) Sul, localizada na Rua Olívia Guedes Penteado, 267, em Socorro. O tema abordado: “Transtorno do Espectro Autista e a rede de Saúde Mental e Reabilitação”.

Três supervisões realizam fóruns em agosto

Em agosto aconteceram três Fóruns de Saúde Mental na Região Sul. No dia 21, a Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro promoveu o seu Fórum na ETSUS Sul. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, que discutiu os cuidados na Atenção Básica para a questão do uso e abuso de álcool e outras drogas.

O palestrante Jan Ribeiro, Educador Físico do CAPS Álcool e Drogas 2 de Capela do Socorro, falou sobre a importância para ter um atendimento efetivo nos atendimentos do público em situação de rua na região. E também foi abordada a importância da liberdade de expressão na juventude. Foram discutidos temas relacionados ao conflitos na adolescência, rompimentos e frustrações, entre outros.

Na Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros, o Fórum aconteceu no dia 26 de agosto, com o tema “Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”. Estiveram presentes 35 pessoas. A atividade contou com a apresentação dos projetos elaborados por Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Parelheiros e entorno.

Ao todo, profissionais de nove equipamentos apresentaram seus projetos formulados após a capacitação destes profissionais no curso de “Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”, que aconteceu ao longo de 10 meses. Todos os projetos possuem a finalidade de ser aplicados no território de abrangência de cada UBS que possui o profissional capacitado.

Já o Fórum de Saúde Mental da Supervisão Técnica de Saúde de M’Boi Mirim que aconteceu no dia 26, na Casa de Saúde Nossa Senhora do Caminho. Reuniu cerca de 35 pessoas de diversos setores. Com o tema “Serviço de Medida Socioeducativa e conexões com a RAPS”, foi feita uma apresentação do serviço, vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem por objetivo oferecer acompanhamento social ao adolescente e jovem em cumprimento de medida.

Neste Fórum, Fábio Paulino, Técnico MSE, apresentou o MSE Angela I fazendo, inicialmente, uma caracterização geral do serviço, utilizando-se de estratégia interativa que possibilitou espaço aos presentes para esclarecimentos, dúvidas, questionamentos, circulação e troca de informações acerca do tema, bem como favorecendo visibilidade maior ao papel dos diversos setores desta rede nas diversas atenções que o adolescente em conflito com a lei e em cumprimento de medida socioeducativa requer.

Em seguida, o MSE Angela I e o CAPS AD III Jardim Angela, representado por Melissa Cristina de Souza, apresentaram o caso de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa cuja complexidade exigiu intervenções compartilhadas entre os dois serviços, apontando dificuldades encontradas, êxitos obtidos e, fundamentalmente, evidenciando a importância de atuação articulada e integrada da RAPS no território.

Serviço:
Fórum de Saúde Mental da Capela do Socorro

Dia: 18/09/2014
Horário: 13h às 17h
Local: ETSUS
Endereço: Rua Olivia Guedes Penteado, 267- Socorro.

Fórum de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Sul
Dia: 19/09/2014
Horário: 13h30 às 17h
Local: UNISA
Endereço: Rua Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro.