Centro Especializado em Reabilitação de M’Boi Mirim melhora vida de população da zona Sul

Unidade compõe Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

O antigo NIR/NISA M’Boi Mirim se tornou um Centro Especializado em Reabilitação IV

Por Tatiana Ferreira

O prefeito Fernando Haddad visitou, nesta terça-feira (9/9), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim, localizado no bairro Jardim Herculano, na Zona Sul da capital. Acompanhado pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, pelo secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr. e pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência Marianne Pinott, Haddad conheceu as instalações e conversou com funcionários e pacientes. O CER oferece à população da zona Sul mais atendimentos de alta qualidade com ampliação do número de profissionais.

Em dezembro de 2013, o antigo NIR/NISA M’Boi Mirim se tornou um Centro Especializado em Reabilitação IV. Com isto, a unidade, em funcionando desde dezembro de 2010, passou a receber custeio mensal do Governo Federal no valor de R$ 345 mil. A verba permitiu ampliar o atendimento de dois (física e auditiva) para os quatro tipos de deficiência (física, auditiva, visual e intelectual).

O CER IV M’Boi Mirim trouxe acréscimo do quadro de recursos humanos, incluindo a contratação de um ortopedista e de uma nutricionista além da contratação, já prevista, de um neurologista. A dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, antes feita apenas por meio de convênio com a AACD, foi ampliada com a contratação, por chamamento, de uma empresa especializada. Isso possibilitou aumento da oferta e que os pacientes passem a fazer todo o processo de reabilitação na própria unidade, evitando deslocamentos até o centro da cidade.

A unidade também passou a realizar exames que possuem pouca oferta na cidade - exames auditivos de diagnóstico, como o BERA e o EOA (aparelho de emissõesotoacústicas), aumentando a oferta na região sul e diminuindo o tempo que o paciente espera para receber o aparelho auditivo. Em casos de necessidade, a unidade vai dispensar o aparelho auditivo. Por isso, fonoaudiólogas estão sendo capacitadas para realizar todo o processo de protetização.

Mobilidade e acessibilidade

A unidade também recebeu, do Ministério da Saúde, dois veículos adaptados para pessoas sem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou com grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.

Atendimento humanizado
Além do atendimento humanizado, o CER dispõe de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
O serviço atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da região do M’Boi Mirim – Jardim Ângela e Jardim São Luís, além de atender usuários de ortopedia da Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo.

A Coordenadora Regional de Saúde Sul Tania Zogbi Sahyoun frisou que a visita é um reconhecimento de todo o esforço dedicado. “Recebemos com muita alegria o prefeito e o secretário no CER IV M' Boi Mirim para uma visita ao serviço que, após a habilitação, passou a atender todos os quatro tipos de deficiências, ampliando muito o atendimento aos cidadãos da região Sul. Parabéns à equipe que contribui para a realização deste trabalho com compromisso e dedicação”.


Serviço:

CER IV M’Boi Mirim
Avenida Alexandrina Malisano de Lima, 601 – Jardim Herculano.
Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7h às 19h.

,