UBS Boracea ensina técnica milenar de massagem indiana

Prática reforça laços afetivos entre mães e filhos

Mãe massageia seu filho durante oficina de Shantala

Por Cristiane Guterres

Uma vez por mês, uma das salas da Unidade Básica de Saúde Boracea é enfeitada com brinquedos coloridos, pendurados por todos os cantos. Ouve-se uma música tranquila, que lembra canções de ninar, e um cheirinho gostoso de bebê toma conta do ar. Esse ambiente acolhedor é montado para ensinar aos pacientes da Unidade a técnica da Shantala, uma massagem para bebês que reforça os laços afetivos entre mães e filhos.

Na UBS Boracea, a técnica é uma iniciativa da terapeuta ocupacional Ana Lúcia Branquinho. Ela conta que aprendeu a massagem na faculdade, mas se aprofundou quando engravidou da primeira filha. “Eu engravidei e corri atrás por interesse pessoal. Uma coisa foi puxando a outra e logo começamos o grupo na UBS”, afirmou. Podem participar da atividade mães ou pais com seus filhos a partir de um mês de vida. Durante as atividades do grupo, aprendem conceitos sobre a importância do contato com o bebê e sobre os benefícios que a massagem proporciona.

Olhar diferenciado

Ana Lúcia explica que o encontro permite a ela ter um olhar diferenciado para cada bebê. “A gente acaba vendo estes bebês num contexto diferente do consultório. Numa consulta de enfermeiro ou médico, por exemplo. Isso é muito interessante. Hoje, tinha um bebê que estava acima do peso e eu vi como a mãe estava amamentando muitas vezes em pouco tempo. Eu já fico de olho e tento observar atitudes que numa consulta não aparecem”, ressaltou.

Os brinquedos que enfeitam a sala são outro detalhe interessante. São móbiles criados para entreter e estimular a visão dos bebes e produzidos pela agente de promoção ambiental Letícia Silva de Oliveira. Os objetos são feitos com material reciclável e, ao final da shantala, Letícia ensina a técnica de confecção para as mães. Elas já saem com um brinquedo produzido por elas próprias.

“É uma forma da a gente mostrar que é possível fazer brinquedos com o que elas têm em casa e não usam mais. Também nos preocupamos com o fato de que, muitas vezes, elas não possuírem dinheiro para comprar brinquedos. E as crianças gostam muito”, afirmou Letícia.

Técnica inspirou médico francês

A Shantala é uma técnica muito popular na Índia. Foi trazida para o ocidente pelo médico Francês Frédérick Leboyer. Durante uma viagem ao país, Leboyer encontrou na rua uma mulher massageando seu bebê com intimidade e delicadeza. O médico registrou e estudou os movimentos e, ao publicar um livro sobre a massagem milenar, deu a ela o nome de Shantala, o mesmo nome da mãe que massageava o bebê.


SERVIÇO

O grupo de shantala acontece mensalmente na UBS Boracea, na região central da cidade de São Paulo.
Rua Boracea, 270 – Barra Funda
Informações pelo telefone: 3392-1281