Equipes de saúde da região Leste abordam as interferências do tabaco na qualidade de vida

Iniciativa visa aumentar ações de prevenção ao tabagismo

Por Cecília Figueiredo

Equipes dos serviços de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL) promovem, nesta terça-feira (02/09), uma série de eventos, palestras e atividades de orientação abordando a data de 29 de agosto - Dia Nacional antitabagismo.

A iniciativa tem por objetivo intensificar as ações de prevenção de doenças e controle do uso do tabaco, realizadas pelas equipes de Saúde da Família e em outros grupos de orientação nas unidades de saúde.

Na Cidade Tiradentes, a Supervisão Técnica de Saúde reunirá profissionais do território para a atividade “Por um mundo sem tabaco”. O evento ocorrerá nesta terça-feira, das 8h30 às 13h, no Centro de Formação Cultural, e terá as presenças de um representante da Secretaria Municipal de Saúde, da CRSL e do Cratod – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras drogas.

Equipes multiprofissionais das UBSs Barro Branco, Cidade Tiradentes e Prestes Maia apresentarão suas experiências nos grupos de orientação e controle. Os grupos de orientação são mantidos há um ano nas unidades básicas e dispensam medicamentos somente para quem participa da terapia.

Uso do tabaco

De acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 89% dos brasileiros que se declararam fumantes lamentam ter começado a fumar. Segundo o estudo, 80% dos brasileiros usuários de cigarro declararam que já tentaram parar de fumar e 54% dos fumantes alegaram ser dependentes do cigarro.


Atividades programadas:

- STS Cidade Tiradentes
2/9 – 8h30 às 13h
Seminário Dia Nacional de Controle ao Tabagismo
Centro de Formação Cultural (CFC)
Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

- UBS Pedro de Souza Campos
Rua Paulo Bifano Alves, 767
5/9
Palestra e exibição de filme sobre o tema

- UBS Burgo Paulista
Rua José Silva Alcântara Filho, 210
5/9
Palestra e exibição de filme sobre o tema