Seminário discute cuidados com a saúde mental das crianças e adolescentes

Evento visa qualificar profissionais de toda a rede e, ao longo do tempo, capacitar 11 mil trabalhadores e conselheiros

Foram convidados a participar do evento especialistas de diversas áreas como álcool e drogas, saúde do adulto, especialistas em rede, entre outros

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta sexta-feira (29/08), o seminário Rede Sampa Saúde Mental Paulistana, que abordou o tema “Atenção Integral à Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente na Rede de Atenção Psicossocial: o Cuidado no Território”. Fruto de um convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e a SMS, visa promover a qualificação e a educação permanente dos profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Está prevista, também, a capacitação de 11 mil trabalhadores e conselheiros que atuam na Rede de Atenção Básica, Psicossocial, Hospitalar, de Atendimento a Urgência e Emergência, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Atenção Ambulatorial e Especializada.

De acordo com Myres Maria Cavalcanti, coordenadora da área de Saúde Mental, o seminário faz parte da estruturação da qualificação da rede, implementada na política de saúde mental do munícipio. “Trata-se de um evento para qualificar os profissionais, que está inserido dentro de um projeto amplo de qualificação de toda a rede. São quatro eixos de trabalho: álcool e drogas, adulto, criança e adolescente e rede psicossocial”.

A fim de transmitir conteúdo qualificado, foram convidados a participar do evento especialistas de diversas áreas como álcool e drogas, saúde do adulto, especialistas em rede. Para a terapeuta ocupacional Marcia Inocêncio Moreno, apesar de ser um evento da Saúde Mental é importante entender que, para cuidar integralmente de uma criança, é necessário dialogar com as diferentes redes que atuam no território, em relação ao cuidado da infância.

“Montamos uma programação para que a rede conheça tudo que está sendo feito pela área de Atenção à Saúde da Infância e da Adolescência, pela Atenção Básica e pela área da Pessoa com Deficiência. A ideia é integrar. Por isso, convidamos para o evento a Educação e a Assistência Social. É impossível falar de atenção integral à infância sem trabalhar em rede com a Educação”, disse Marcia.

Algumas palestras foram direcionadas para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil. “Dentro da Saúde Mental, este equipamento está na Atenção Especializada e é o grande articulador que vai dialogar com todas as redes de cuidado”, afirmou a terapeuta ocupacional.

Reconhecimento e qualificação

Fernanda Nicácio, coordenadora nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do MS, parabenizou a SMS, a Prefeitura e a Área Técnica de Saúde Mental do Município e a comissão organizadora pela realização do evento. “Espaços de reflexão como este são muito importantes para que possamos discutir e aprofundar de forma coletiva, com todos os atores presentes no campo, os diversos desafios que temos para a consolidação de políticas públicas que possam garantir o cuidado de base comunitário territorial. Assim como garantir o cuidado da infância e juventude como um direito conforme previsto na Lei 10.216”, afirmou Fernanda.

Já a coordenadora da Política São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, falou sobre os fatores que ocorrem durante os três primeiros anos de vida e que podem influenciar ou determinar o desenvolvimento psicossocial do indivíduo. “Nos três primeiros anos de vida o cérebro é uma ‘esponja’. Este período pode estar relacionado ao início dos problemas e dos distúrbios. Eles podem ser conceituados em três: arquitetura do cérebro, interação com o ambiente e classificação do estresse”, destacou.

Ana Estela frisou a importância de que dentro das políticas públicas seja criado um aspecto de prioridade para o cuidado da primeira infância. “Cuidando para que a família, a mãe e a comunidade possam ampliar sua competência para o cuidado e possam, como sociedade, estabelecer como valor a importância desse primeiro momento”, disse.

Temas abordados

Ao longo do dia foram discutidos e estudados os seguintes temas: Atenção Integral à Saúde e o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente; Ações Temáticas para a Infância e Adolescência: Interfaces com a Saúde Mental; O Lugar do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil na Rede de Atenção Psicossocial; Estratégias de Cuidados às Pessoas com Transtornos de Espectro do Autismo na Rede de Atenção Psicossocial; e Desafios e Perspectivas para o Cuidado em Saúde Mental à Infância e Adolescência na Rede de Atenção Psicossocial.