Unidades da região Oeste em reforma para se transformarem em UBS Integral

Elas oferecerão melhores serviços à população e acessibilidade a pessoas com necessidades especiais

Durante as reformas, as unidades estarão abertas, realizando os atendimentos de rotina, mas com algumas alterações nos locais e horários

Por Daniele Rodrigues
Fotos: Edson Hatakeyama

Nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) estão em reforma. As melhorias ocorrem na UBS/AMA Vila Nova Jaguaré, UBS Vila Piauí, UBS Vila Jaguara, UBS Vila Romana, UBS/AMA Jardim São Jorge, UBS/AMA Paulo VI, UBS/AMA Vila Sônia, UBS Jardim Jaqueline e UBS Vila Borges. O objetivo de oferecer melhores serviços à população.

As obras fazem parte de uma série de ações promovidas pela CRS Oeste para transformá-las em UBS Integral, adequá-las para melhorar a acessibilidade às pessoas com necessidades especiais e aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde da região. As reformas devem terminar em novembro. Durante o período, as unidades estarão abertas, realizando os atendimentos de rotina, mas com algumas alterações nos locais e horários.

UBS Integral presta atendimento pleno ao paciente

A UBS Integral é um serviço de saúde que preza pelo atendimento pleno ao paciente. Ele é acolhido na unidade conforme sua necessidade. Além de moradores da área de abrangência, a UBS Integral atende pessoas que passam pela Unidade durante seu trajeto e que estão na área de influência (trabalhadores e estudantes) independente do endereço de moradia e agendamento prévio.

O equipamento dispõe de equipe multiprofissional que trabalha em conjunto para cuidar do paciente. Um sistema de prontuários eletrônicos permite o acesso a qualquer momento das informações clínicas do paciente. Isso permite o cuidado e o acompanhamento integral da saúde.
A UBS Integral também prioriza a intersetorialidade, ou seja, contata e envolve outras esferas do bairro, a exemplo de ONGs, clubes, creches e escolas para, em conjunto, produzir conhecimento de saúde e trazer autonomia à comunidade. Trabalhar com a coparticipação da sociedade nas estratégias de saúde é a principal ideia da UBS Integral, o que promove um equilíbrio entre a necessidade e a demanda de serviços oferecidos na unidade.

UBS Integral também prioriza a intersetorialidade, ou seja, contata e envolve outras esferas do bairro

Serviço
Unidades em reforma:

UBS/AMA JARDIM SÃO JORGE – R. Ângelo Aparecido dos Santos Dias, 331 - Jardim São Jorge

UBS/AMA PAULO VI - Av. Vaticano, 69 - Jardim João XXIII

UBS/AMA VILA NOVA JAGUARÉ - Rua Salatiel de Campos, 222 – Jaguaré

UBS/AMA VILA SONIA - Rua Abraão Calil Rezek, 91 – Vila Sonia

UBS JARDIM JAQUELINE - Rua Bonifácio Veronese, 10 - Jardim Jaqueline

UBS VILA BORGES - Rua Jacinto de Moraes, 22 - Jardim Claudia

UBS VILA JAGUARA - Rua Paúva, 721 – Vila Jaguara

UBS VILA PIAUI - Praça Camilo Castelo Branco, 10 - Vila Piauí

UBS VILA ROMANA - Rua Vespasiano, 679 - Vila Romana