Secretaria realiza 5º Fórum de Hanseníase do Município

Evento discutirá conquistas e desafios para chegar à integralidade na assistência aos doentes

 A Secretaria Municipal e Saúde (SMS) realizará, no dia 30 de Setembro, o 5º Fórum Municipal de Hanseníase. O evento acontecerá no auditório do Hospital Santa Catarina, Av. Paulista, 200 (térreo), das 8h às 14h. A Hanseníase é um problema de saúde pública. No município de São Paulo, os indicadores epidemiológicos mostram que a endemia se encontra sob controle - menos de um caso para 10.000 habitantes desde o ano 2000, caminhando sensivelmente para o decréscimo de casos.

No fórum haverá apresentação do panorama da Hanseníase no município de São Paulo, as conquistas e os desafios para se chegar à integralidade na assistência. O evento é destinado a profissionais de saúde, gestores, legisladores, parceiros, organizações sociais não governamentais e comunidade. O objetivo é unir esforços visando atender as necessidades das pessoas com Hanseníase no Município e a eliminação da doença no Mundo.

Em setembro de 2013 a SMS, através do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, implantou a Linha de Cuidados para promover, articular e aprimorar a qualidade da atenção à saúde nos diferentes níveis de atenção.

Por se tratar de um processo dinâmico, a Linha de Cuidados deve ser periodicamente revista, adaptada e implementada para atender às necessidades dessas pessoas na perspectiva do Sistema Único de Saúde, que preconiza a integralidade, universalidade e equidade.