Profissionais são capacitados para ampliar oferta de teste rápido para HIV

Atividade também atualizará informações técnicas sobre prevenção e tratamento

Estas turmas capacitadas poderão multiplicar com outros profissionais de saúde de sua área

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) realiza, entre os meses de agosto e setembro, um processo de capacitação de 350 profissionais de saúde para a realização de testes rápidos para diagnóstico de infecção pelo HIV. A iniciativa, desenvolvida pelas supervisões, também visa atualizar informações técnicas sobre prevenção e tratamento de DST/HIV/Aids.

A capacitação a partir dos desafios e possibilidades do território e de seus profissionais de saúde foi discutida e planejada, coletivamente, por cada Supervisão Técnica de Saúde. Em Guaianases e Cidade Tiradentes, por exemplo, a capacitação do Teste Rápido foi organizada entre os dias 29 de julho e até 28 de agosto, três dias por semana, em cinco turmas de 25 profissionais, perfazendo uma carga horária de 20 horas.

Itaquera concluirá o processo formativo de seus profissionais nesta quinta-feira (28/8). Com a conclusão do processo formativo em todas as regiões da CRS Leste, até o fim do ano, a realização de teste rápido para diagnóstico de infecção pelo HIV será ampliada para todos os serviços de saúde região Leste.

Da mesma forma, as outras quatro supervisões técnicas de Saúde da CRS Leste estão realizando, até outubro, o processo de formação de seus profissionais. Com materiais e metodologia fornecidas pelo Departamento Nacional de DST/HIV/ Aids do Ministério da Saúde, o curso conta com a presença de uma médica e uma enfermeira, interlocutoras da área na região.

Teste rápido

A utilização de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV, adotada pelo Ministério da Saúde, é fruto de estudos que demonstraram a grande eficácia do método. A partir da regulamentação, em 2005, o Ministério da Saúde (MS) promoveu inicialmente a implantação em locais de difícil acesso.

O bom desempenho destes profissionais fez com que o MS implantasse o diagnóstico da infecção pelo HIV - utilizando testes rápidos, nas maternidades, inicialmente nas regiões norte e nordeste. Esta estratégia promove a melhoria da assistência nestes serviços de saúde, proporcionando às gestantes um acompanhamento especializado.

Em 2010, com base nessa avaliação, o Ministério da Saúde faz valer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde: equidade, integralidade da assistência e a universalidade de acesso aos serviços de saúde. Foi ampliado, assim, o acesso ao teste rápido por meio da multiplicação de profissionais no próprio território onde atuam. Com isso, estas turmas capacitadas poderão multiplicar com outros profissionais de saúde de sua área.

Programação das próximas capacitações

- STS Itaquera
Agosto
18, 20, 22, 26 e 28

Setembro
02, 04, 08, 10 e 12


- STS São Miguel
Setembro
18 a 19, manhã

22 a 29, tarde


- STS Itaim Paulista
Setembro
2 a 9 (teoria) – manhã

4 a 11 (teoria) – tarde

16 e 18 (prática) – manhã e tarde

23 (avaliação) – manhã e tarde