Mães aprendem a fazer massagem em bebês

Momentos de bem-estar para mães e filhos acontecem, quinzenalmente, na UBS Vila Espanhola. Próximos encontros ocorrerão dias 2 e 16 de setembro

Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o bebê a se adaptar a tantos estímulos do ambiente ao seu redor

 

Por Lígia Aparecida de Souza

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte, por meio da UBS Vila Espanhola, está proporcionando às mamães da região Norte momentos deliciosos com seus filhos por meio da massagem para bebês conhecida como Shantala. O Encontro, realizado quinzenalmente, acontece na UBS Vila Espanhola, localizada na Avenida João dos Santos Abreu, 650.

Interagir com o bebê, aumentar o vínculo afetivo da criança com os pais através do toque carinhoso das mãos e transmitir amor são os principais objetivos da Shantala. A massagem pode ser praticada pelas próprias mamães em crianças com mais de um mês de idade. Ela consiste em repetições de movimentos e alongamentos que trabalham as articulações e musculatura. A Shantala é realizada em várias partes do corpo: peito, mão, barriga, perna, pé, costas e rosto.

A agente comunitária Antônia Páscoa realizou um curso de Shantala há três anos e experimentou a massagem pela primeira vez com seu filho no encontro. “A técnica é muito viável para as crianças e seus efeitos são notáveis”, disse.

Entre os benefícios da Shantala estão o alívio de insônias, melhoria das sensações de segurança e redução de tensões e bloqueios. Antônia confirma esses benefícios. “Meu filho estava agitado no decorrer das massagens mas, com o passar do tempo, ele foi ficando mais calmo e até acabou dormindo”, afirma.

O ambiente também foi elogiado pelas mães. A professora Aline Montenegro, que já praticava o Shantala com a sua filha mais velha, compareceu ao encontro com sua recém-nascida e aprovou o local. Segundo Aline, a explicação da massagem é realizada de uma forma agradável e detalhada. “A professora dá abertura total para as mães perguntarem o que quiserem, além de passar muitas orientações sobre cuidados com o bebê”, declarou.

Outras vantagens para os bebês submetidos à massagem são a redução de cólicas, ativação da circulação sanguínea e linfática e o desenvolvimento de uma boa consciência corporal. “Minha filha está muito mais receptiva com as outras pessoas, além das cólicas terem diminuído bastante”, afirma Aline.

Principalmente nos primeiros meses, ter esse tipo de contato é fundamental. Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o pequeno a se adaptar a tantos estímulos do ambiente ao seu redor.


Serviço
UBS Vila Espanhola

Endereço: Avenida João dos Santos Abreu, 650
Próximos encontros: 2 e 16 de setembro
Horário: 15h às 16h