Fila para exames na região Sul cai 52% com Rede Hora Certa Móvel de Santo Amaro

Em seis meses, mais de 70 mil exames foram realizados. Oferta de exames aumentou com a chegada de mais um box de ultrassom

Realização de 70 mil exames reduziu a fila de espera da Coordenadoria pela metade

Por Tatiana Ferreira e Mayara Carlis


Boa notícia para os moradores da região Sul. A carreta da Rede Hora Certa Móvel instalada em Santo Amaro ganhou um incremento na oferta de exames. Desde o dia 7 de agosto um novo box, que permite realizar dez tipos diferentes de ultrassons, está no CECCO Santo Amaro. A implantação do serviço vem conquistando os objetivos de reduzir as filas e tem recebido cada vez mais a aprovação dos usuários.

Para a paciente Eunice da Conceição, de 38 anos, a iniciativa é uma maravilha. “Esta é a segunda vez que passo na Rede Hora Certa e aprovo porque a equipe é boa e, pelo fato de não ter que pagar para a realização de um exame como o eletroneuromiograma, vim fazer hoje. Isto é, de fato, poder contar com o SUS. Com a chegada do novo box, vai agilizar ainda mais o agendamento dos exames, e mais exames poderão ser realizados e mais gente poderá ser atendida”, afirmou.

Fila cai pela metade

Desde fevereiro vem sendo oferecido à população diversos exames como colonoscopia, ecocardiograma, eletroneuromiograma, esofagogastroduodenoscopia, nasofibrolaringoscopia, nasofibroscopia e ultrassons.

Segundo dados da Regulação da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), no período de 3 de fevereiro até o dia 5 de agosto foram feitos 70.309 exames em pacientes encaminhados por UBS de todas as cinco supervisões de Saúde que integram o território da CRS Sul.

No total foram 872 colonoscopias, 1.670 ecocardiogramas, 17.172 eletroneuromiogramas, 5.866 esofagogastroduodenoscopias, 1.579 nasofibrolaringoscopias e 43.150 ultrassons.

A realização destes 70 mil exames reduziu a fila de espera da Coordenadoria pela metade. De 51.571 pessoas que aguardavam convocação para estes exames, a fila caiu para 24.898, ou seja, redução de 52%.

Em alguns tipos de ultrassonografias não há mais fila. Outros exames registram queda de fila de mais de 90%, como a colonoscopia, que reduziu a espera em 93% (de 1.370 pedidos caiu para 92) e o eletroneuromiograma, que diminuiu a demanda em 60% (de 3.291 exames para 1.326).

“A Secretaria de Saúde, em parceria com a subprefeitura de Santo Amaro, tem trabalhado para reduzir o tempo médio de espera por exames. Desde a implantação da Rede Hora Certa Móvel aqui em Santo Amaro, foi possível reduzir as filas de espera por exames”, comemorou Valderci Malagosini Machado, subprefeito de Santo Amaro.

A coordenadora de saúde da região, Tania Zogbi Sahyoun, explica que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Sul, não tem poupado esforços para garantir avanços na região, como investir na ampliação do programa Hora Certa Móvel. “Apesar de todo o trabalho que já fizemos, é preciso ter claro que nosso objetivo é trabalhar para ampliar ainda mais a oferta de exames. Assim, iremos chegar ao objetivo comum, que é ofere

cer à população um SUS cada vez melhor e com mais qualidade para todos”, disse.

Os procedimentos na carreta do programa são agendados e ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 8h às 18h. Não é possível marcar os exames de forma direta. São as próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios de Saúde que realizam o agendamento e comunicam o paciente.

Serviço
Hora Certa Móvel em Santo Amaro
Local: CECCO Santo Amaro
Endereço: Rua Padre José Maria, 555 (dentro do Clube Escola Jorge Bruder e ao lado do Terminal Santo Amaro).