Vem aí mais uma edição do ‘Espalhando Qualidade de Vida’

Evento vai abordar “Adequações de postura no trabalho e consciência corporal”


Sonia Araujo durante palestra em evento que contou com cerca de 40 pessoas 

 

Por Mayara Carlis e Tatiana Ferreira

No próximo dia 14 de agosto, das 9h às 12h, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoverá sexto encontro do ano do Programa Espalhando Qualidade de Vida. O tema será “Adequações de postura no trabalho e consciência corporal”.

A atividade será dirigida de forma compartilhada por Heloisa Suzuki, da Assessoria de Gestão de Pessoas e por Gisele Moreira Falcão, da Assessoria de Reabilitação, ambas da Coordenadoria.

Para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e suas carreiras profissionais na Prefeitura de São Paulo, ao longo do ano são oferecidas mensalmente palestras gratuitas sobre temas diversificados que abordam a vida pessoal e profissional dos colaboradores. No final do ano, quem tiver frequência superior a 80% das aulas ganha certificado validado em quatro pontos para a Promoção de Cargos e Carreiras.

Eneagrama

No último dia 15 de julho, Sonia Araújo, Educadora de Saúde Pública da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, fez uma apresentação sobre os eneagramas, tipo de sistema que consiste em um canal para a busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Sonia explicou que existem nove tipos de eneagramas: o perfeccionista, o prestativo, o bem–sucedido, o individualista, o observador, o questionador, o sonhador, o confrontador e o pacifista. “O eneagrama descreve tipos de comportamento (perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz) e permite que os profissionais entendam e superem pontos fracos específicos”, explicou.

“Eu gostei porque achei bem interessante, mas não consegui me encontrar ainda (risos)”, afirmou a participante Alessandra Keikomori, que atua no RH da CRS Sul.
 


Programa do curso teve explicação sobre o que é um eneagrama

 


Cultura de Paz

A edição de junho do programa aconteceu no dia 24 e foi um pouco mais complexa. Na data, Elizete Otero Lara e Lucia Ferraz Correa, interlocutoras da Área Técnica de Cultura de Paz, Saúde e Cidadania fizeram uma apresentação para esclarecer detalhes sobre a atuação da área técnica.

Foi apresentado um histórico sobre a Cultura de Paz no mundo, a criação da área técnica pela Secretaria Municipal da Saúde em 2003 e feito um balanço sobre o trabalho realizado desde então, como as produções da área. Um deles - o vídeo “Tecendo Redes de Paz” -, foi classificado entre os 07 finalistas do Prêmio “Mídia e Cultura da Paz”, realizado pela Revista Imprensa em 2007. Recebeu também o Prêmio David Capistrano na VIII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, realizado pelo COSEMS – SP, em 2008.

Durante todo o tempo da palestra, os participantes do encontro foram convidados a refletir sobre o tema. Uma das perguntas feitas, e que provocou bate, foi: “Qual a nossa participação para as coisas estarem desse jeito?”.

Uma das respostas foi a “omissão”. Muitas vezes, por medo, as pessoas deixam de notificar ou denunciar casos de violência. Isto acaba gerando ainda mais violência, já que o agressor se sente ainda mais poderoso. E as vítimas precisam de ajuda para elaborar e superar as feridas e os conflitos a que estão submetidos.

Formas de violência


Atualmente, a violência pode ocorrer de várias formas: física e sexual, entre outras. E não escolhe classe social. Ela também está presente dentro da comunidade e no cotidiano dos serviços de saúde.

Por esta razão, foi dado destaque para o trabalho realizado nas UBS, com os Núcleos de Proteção a Violência. Ele corresponde à equipe de referência da unidade de saúde responsável pela organização do atendimento e articulação das ações de promoção e prevenção desencadeadas para a superação da violência e transformação cultural.

O tema é polêmico e preocupa. Estatísticas vêm apontando o crescimento da violência no país. “As pessoas em situação de violência adoecem com mais facilidade. Além disto, tanto as crianças como os adultos apresentam medo e vergonha de falar sobre as situações de violências às quais estão expostas”, explicou Elizete Otero Lara.

Por isto, é fundamental que os profissionais da saúde estejam preparados para realizar um bom acolhimento e trabalharem em rede, inclusive dentro da própria unidade. “As marcas da violência ficam para sempre, mas elas podem ser trabalhadas para minimizar seus efeitos”, afirmou Lucia Ferraz Correa.

Por fim, elas abordaram as estratégias, as ações desenvolvidas e dispositivos de cuidado que vem sendo trabalhados e implantados para prevenir a violência e promover a Cultura de Paz no território.

Confira abaixo a programação dos próximos encontros:

• 14.AGOSTO.2014 — Adequações de postura no trabalho e consciência corporal — Dra Heloisa Suzuki – Assessoria de Gestão de Pessoas da CRSSUL e Gisele Moreira Falcão – Assessoria de Reabilitação da CRS SUL.
• 16.SETEMBRO.2014 — Síndrome metabólica — Dr. Auro de Freitas Rayal e Dra Rosa Marcucci — Assessoria de Saúde do Idoso da CRSSUL
• 16.OUTUBRO.2014 — Qualidade de vida no trabalho — Dr. Rafik Jorge – Interlocutor de Readaptados da CRS SUL
• 06.NOVEMBRO.2014 — Ervas propriedades terapêuticas – Dra Nida Renata Remencius – Assessora de MTHPIS CRS SUL
• 04.DEZEMBRO.2014 — Gestão do Tempo — Objetivos para 2015 – Lucila Ferraz Marques – Executiva de Marketing e Coaching.

Serviço:

Espalhando Qualidade de Vida sobre “Adequações de postura no trabalho e consciência corporal” com Heloisa Suzuki e Gisele Moreira Falcão.
Dia: 14 de agosto, das 9h às 12h.
Local: Auditório da CRS SUL (Rua Fernandes Moreira, 1470 – Chácara Santo Antônio).

 

Fotos: Alessandra Mori