CRS Norte cria Pontos de Coleta Voluntária de óleo de cozinha

Objetivo é proteger meio ambiente. Coordenadoria coletou, em três meses, 4.752 litros


Descarte de óleo de cozinha pode ser feito em 40 Unidades Básicas de Saúde

 

Por Lígia Aparecida de Souza

Em tempos de água potável escassa e agressões ao meio ambiente, nada melhor do que aprender a defender nosso planeta. Para tanto, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio de suas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), está promovendo o descarte correto de óleo de cozinha. Nessas UBS foram montados Pontos de Coleta Voluntária (PEC) do produto. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

O maior objetivo da iniciativa é minimizar o impacto do descarte inadequado no meio ambiente. Em três meses foram coletados 7.752 litros de óleo. Os técnicos da CRS Norte ensinam que o produto não pode ser descartado na pia, em vasos sanitários, ralos ou outros locais, pois pode entupir encanamentos, atrair vetores como ratos e baratas e alterar o ecossistema aquático. Qualquer quantidade de óleo pode contaminar represas e bacias hidrográficas.

Com a crise no abastecimento de água dos sistemas Cantareira e Alto Tietê, a separação e destinação corretas do óleo de cozinha é essencial. Ele deve ser levado para as UBS em garrafas pet ou outro recipiente com tampa. Lá ele deve ser depositado em tambor azul, que é transportado diretamente para reciclagem. Informações sobre os locais onde os recipientes podem ser levados podem ser obtidas pelo fone 2224-6800.