Mochila pesada pode comprometer saúde infantil

Evite colocar os materiais escolares que não serão utilizados no dia. Prefira mochilas com rodas para evitar sobrecarga das articulações e musculatura

Por Keyla Santos


As férias estão acabando. E o retorno às aulas requer atenção redobrada dos pais em relação ao peso dos materiais que os filhos carregam nas mochilas. Elas não devem ultrapassar o limite de 10% do peso das crianças. O excesso pode provocar lombalgias (dor na região lombar da coluna) e vícios de postura. Uma alternativa é a utilização de mochila com rodinhas.


De acordo com Fernando Abdala da Silva Oliveira, ortopedista do Grupo de Quadril do Hospital Municipal Carmino Caricchio, do Tatuapé, entre os problemas que podem afetar as crianças e adolescentes estão lombalgia por instabilidade lombar, inflamação nas bursas (pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito dos músculos e tendões com os ossos) dos ombros e sobrecarga nas articulações de carregamento de peso, como joelhos, tornozelos, quadril e ombros.


Para Oliveira, as mochilas com rodinhas são ideais para evitar tais problemas porque todo o peso fica no chão. “Eles não devem carregar o peso nos ombros. Caso seja extremamente necessário, os pais devem colocar na mochila apenas o que a criança for usar em cada dia de aula”, disse.


A utilização da mochila de rodinhas também requer cuidados. “Sempre que possível, a criança deve trocar de mão ao puxar para não sobrecarregar apenas um lado do corpo”. Se o estudante tiver que percorrer um longo caminho até chegar à escola, e caso não possa usar a opção com rodas, o médico orienta a fazer algumas pausas para descansar a musculatura.