UBS Jardim Paulistano combina diversão e saúde com Projeto Ser Criança

Parceria entre a comunidade, UBS e Associação dos Moradores usa atividades lúdicas para melhorar o desenvolvimento infantil


 

Por Bianca da Costa e Thiago Pássaro

A UBS Jardim Paulistano realiza, todas as terceiras sextas-feiras do mês, a ação Projeto Ser Criança. A proposta é divertir a criançada com atividades lúdicas e que envolvam também a preocupação com a saúde. O local reúne cerca de dez jovens que vivem momentos de diversão e a oportunidade de um futuro melhor.

Segundo Carmem Lígia Cuce Nobre, integrante da Equipe Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a oficina Ser Criança iniciou-se com uma brinquedoteca, por meio de uma parceria entre comunidade, UBS e Associação de Moradores. “Junto com os ACS (Agente com Saúde), aproveitamos esse espaço para observar as crianças ao brincar, suas dificuldades e, mais do que isso, propor a superação de problemas”, afirmou. Elisanja da Paixão, membro da Equipe Projeto Ser Criança, frisa que especialistas participam da ação. “Aqui é o único lugar que a gente tem certeza que tem um especialista para cuidar da nossa criança. Muitas vezes nós não temos isso na nossa UBS”.

Por meio de brincadeiras como tabuleiros, cantigas de roda e trava-línguas a criançada se diverte. Ana Beatriz, mãe da menor Camila Nunes Silva, acha bem interessante o projeto e acredita que ele “ajuda no aprendizado e no desenvolvimento delas.” Para Lizete Nogueira de Oliveira, gerente da UBS Jardim Paulistano, o projeto “resgata a criança, a fala, a integração entre os menores. O mundo de uma criança é outra criança”, explica Lizete. “Também há a integração da família com a unidade básica através desses tipos de ações”, conclui.

A participar no Projeto Ser Criança está aberta a todos. Basta chegar no local e se divertir. No entanto, há casos nos quais que a criança passa por avaliação médica com a equipe da Saúde da Família da UBS.