UBS Vila Cisper comemora os 12 anos de Saúde da Família com a comunidade

Unidade possui 24 mil cadastrados. Confraternização ocorrerá na quinta-feira

Por Cecília Figueiredo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cisper, inaugurada em junho de 1985, promoverá na próxima quinta-feira (31/07), a partir das 9h, uma confraternização com a comunidade em comemoração aos 12 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) na unidade.

Localizada no distrito de Ermelino Matarazzo, zona Leste, a UBS possui 24 mil usuários cadastrados. É referência para as comunidades de Vila Cisper, Jardim Veronia, Jardim Nova Tereza e Parque Buturussu. 

Com a mudança de UBS tradicional para o modelo Saúde da Família, em julho de 2002, a unidade básica passou por alterações, aprimoramentos e hoje conta com 7 equipes, cada uma composta por médico, enfermeira/o, auxiliares de enfermagem e agentes comunitárias.

O serviço atende diariamente 1.300 pessoas para procedimentos dos mais diversos, como inalação, curativo, coleta de exames, dispensação de medicamentos, orientações, consultas etc. E realiza em média 2.266 consultas por mês.

Grupos de orientação

Além da rotina de trabalho de uma UBS, as equipes de Saúde da Família incentivam vários grupos de orientação, a partir do perfil epidemiológico do território. O Queimando calorias, grupo contra a obesidade, é acompanhado também por outras ações de promoção de saúde, como os grupos de Caminhada, que vem desde 1985, e Xiang Gong.

Há também grupos de adolescentes, com estímulo à prática do esporte, por meio do Muay Thai, e da cultura, no Sarau. Entre os grupos que buscam o bem-estar da comunidade também destacam-se o “Pé Diabético”, “Saúde do Homem”, “Saúde da Mulher (climatério)”, “Saúde do Idoso”, “Saúde da Criança com Avaliação Nutricional”, oficina de reciclagem.

De acordo com Cleide Soranso, gerente da UBS Vila Cisper, os grupos e ações de prevenção a doenças e promoção à saúde, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), tem proporcionado um maior interesse da comunidade em obter informações para sua saúde. “Aumentou a procura e o número de cadastrados nos serviços oferecidos pela unidade. Há um interesse pelo planejamento familiar, acompanhamento à saúde da criança / puericultura. Os homens também estão se cuidando melhor, comparecendo às consultas”, afirma a gerente.

Para a equipe do serviço, que este ano foi fortalecido pelo Programa Mais Médicos, a implementação da ESF na UBS Vila Cisper tem demonstrado a melhoria na qualidade do pré-natal, no monitoramento dos hipertensos e diabéticos e ajudou a reduzir o número de internações hospitalares.

Serviço
Confraternização na UBS Vila Cisper
12 anos de Saúde da Família
31/7 – Quinta-feira - 9h
Endereço: Rua Caculé, 79 - Ermelino Matarazzo