Atendimento domiciliar beneficia 700 pessoas na Regional Norte

Três Unidades Básicas de Saúde e dois hospitais oferecem serviço


Médico Antônio Palma, integrante do EMAD, acompanha paciente da região Norte

 

Por Lígia Aparecida de Souza

Todos os dias grupos compostos de médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem e assistente social ou fisioterapeuta circulam pela cidade. Eles atendem em casa quem está acamado e não pode deslocar-se para dar continuidade ao tratamento médico. Esses grupos fazem parte do EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar). Na Coordenadoria Regional de Saúde Norte cerca de 700 pacientes já se beneficiam do programa.

Seis Unidas oferecem o atendimento domiciliar: UBS Dr. José de Toledo Pela, UBS Jardim Japão, UBS jardim Guanabara e os hospitais José Storopoli e São Luiz Gonzaga. Na retaguarda, o pessoal do EMAD conta com ajuda dos profissionais do EMAP (Equipe Multidisciplinar de Apoio), composta por assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogas e nutricionistas.

Para ser atendido em casa, além de estar impossibilitado de se deslocar até o serviço de saúde, o paciente deve necessitar de cuidados frequentes e morar na área de abrangência da UBS que dispõe do serviço. O desempenho das equipes é avaliado tanto pelos usuários quando pela Secretaria Municipal de Saúde. Desta maneira, democratizam-se saberes, delegam-se poderes e responsabilidades – um conceito básico de cidadania.

Principais objetivos do EMAD

Dar assistência (temporária ou continuada) em domicilio para pessoas com dificuldade de locomoção até um ponto de atenção á saúde.
Abreviar internações hospitalares, quando indicado clinicamente, possibilitando ampliação dos leitos de retaguarda para as Portas de Entradas Hospitalares de Urgência;

Humanizar o cuidado aos pacientes em internação hospitalar e atendidos nas Portas de Entradas Hospitalares de Urgência, possibilitando que sejam acompanhados no ambiente domiciliar pelo EMAD.

 

Foto: EMAD - UBS Toledo Piza