Segundo ciclo de capacitação do Mais Médicos da região Sul termina na quinta

Treinamento vai abordar as áreas de Vigilância, Saúde Bucal e Mental


 No dia 10 de julho, Rosa Marcucci abordou a Saúde do Idoso

 

Por Bruna Zanlorenzi e Tatiana Ferreira

Na próxima quinta-feira (24/07) será concluído o segundo ciclo de capacitações dos profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, na região Sul. Eles receberão orientações das áreas técnicas da Coordenadoria sobre Saúde Bucal, Saúde Mental e Vigilância Ambiental/Sanitária/Epidemiológica/Saúde do Trabalhador. A atividade acontecerá das 8h30 às 17h30, na Escola Técnica do SUS - Sul, localizada na Rua Olivia Guedes Penteado, 267 – Socorro.

Investir em capacitação profissional é uma preocupação recorrente da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul). Permanentemente, os médicos que atuam na região passam por palestras e cursos.

Desde o ano passado, os integrantes do Programa Mais Médicos estão passando por treinamentos que buscam ajudar na integração e possibilitar que atuem dentro das diretrizes do SUS e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Grade curricular

Este ciclo de aulas teve início no dia 24 de junho. Foi composto por quatro encontros de oito horas de duração. Os médicos receberam informações mais detalhadas sobre a Saúde do Idoso, Saúde do Adulto, Saúde da Mulher, Saúde da População Negra e Saúde da Criança, assim como as áreas de MTHPIS (Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde), PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) e Cultura de Paz, Saúde e Cidadania. Outro destaque foi o Programa de Assistência Domiciliar, o “Melhor em Casa”.

Ao todo, participaram do curso os 40 médicos que vieram nos 2º, 3º e 4º ciclos do Programa. A capacitação foi pensada para aprofundar os conhecimentos dos trabalhadores, discutindo, por exemplo, a questão dos protocolos de atendimento adotados pela Prefeitura.

No último dia 10, Rosa Marcucci falou sobre Saúde do Idoso. Foi feita uma apresentação sobre a rede de serviços e fluxos. A interlocutora falou sobre a abordagem ao idoso, o envelhecimento ativo, Caderneta do Idoso, prevenção de quedas e sobre os Programas Melhor em Casa e Acompanhante de Idosos (PAI).

Segundo ela, os estudos têm apontado que os idosos que estão no PAI apresentam uma melhora mais rápida do quadro clínico. “Quanto maior a integração dos serviços, maior a efetividade dos mesmos”, afirmou.

Nida Renata Remencius, da Assessoria Técnica de MTHPIS, apresentou trabalhos desenvolvidos no território, como as hortas comunitárias, que desempenham papel de caráter educativo e terapêutico, as caminhadas e os alongamentos, entre outros.
“Temos cerca de 600 grupos trabalhando semanalmente na cidade, com uma média de 16 mil pessoas atingidas”, disse.

Outro assunto discutido foi a área de Cultura de Paz, Saúde e Cidadania. Elizete Otero Lara explicou que área é nova e foi criada em 2003, pela SMS com o objetivo de prestar assistência às vítimas de violência e, principalmente, trabalhar a prevenção da violência e promoção da cultura de paz.

“As pessoas em situação de violência recorrem aos serviços de saúde. Por isso, precisamos estar preparados para estas situações. Todas as unidades da rede tem um Núcleo de Prevenção à Violência”, disse Elizete.

No penúltimo encontro, realizado no dia 15, o Dr. Auro de Freitas Rayal explicou as regras de inclusão e exclusão do programa de Oxigenoterapia Domiciliar, que administra oxigênio como forma terapêutica.

Segundo o médico, as doenças do aparelho respiratório são a terceira maior causa de morte na cidade. “O uso do oxigênio aumenta a sobrevida de pacientes com hipoxemia crônica. Assim como diminui complicações clínicas e internações recorrentes destes pacientes”, afirmou Rayal.

O médico também fez uma apresentação sobre a rede de serviços e os fluxos. Falou também sobre como é feito o atendimento aos pacientes com hipertensão e diabetes na rede.

Segundo Rayal, um dos maiores desafios da área de Saúde do Adulto é ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde. “Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Eles não frequentam as unidades e não participam das atividades de prevenção. Por isso, é preciso investir em um trabalho de sensibilização para trazê-los às nossas UBSs”, disse.

Confira abaixo a programação do último dia de aula:

Manhã

Saúde Bucal

• Rede de serviços e fluxos

Vigilância Ambiental/Sanitária/Epidemiológica/ Saúde do Trabalhador

• Tuberculose – fluxos/protocolos
• Hanseníase– fluxos/protocolos
• Leptospirose– fluxos/protocolos
• Dengue – fluxos/protocolos
• Sífilis – fluxos/protocolos

Tarde

Saúde Mental

• RAPS - Rede de Atenção Psicossocial
• Prescrição medicamentosa para transtornos mentais

Serviço:

Capacitação do Programa “Mais Médicos”

Dia – 24/07/2014
Horário – das 8h30 às 17h30
Endereço – Rua Olívia Guedes Penteado, 267 – Socorro (ETSUS)


Fotos: Tatiana Ferreira