SMS faz campanha de orientação contra hepatites virais

Secretaria Municipal da Saúde realiza ações entre 28 de julho e 1º de agosto. Doença pode ser evitada com prevenção e imunização.


Para Célia Regina é importante enfatizar ações de busca por portadores de hepatites

 

Por Keyla Santos

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), realizará ações nos serviços de saúde a partir dessa data até 1º de agosto. O objetivo é orientar e divulgar as medidas de controle e diagnóstico das hepatites virais. Muitas vezes o paciente só a descobre quando a doença está em estado avançado. De acordo com a Covisa, na hepatite aguda, quando os sintomas aparecem são identificáveis pela presença de icterícia (pele amarelada), mal-estar geral, urina escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite crônica não provoca sintomas.

Entre 2007 e 2013, o Município de São Paulo teve a confirmação de 8.918 casos de contaminação pelo vírus da hepatite B (VHB) por pessoas com idades entre um ano e mais de 80 anos. Foram notificados também 30.567 casos de cicatriz sorológica, ou seja, de pessoas que tiveram a doença aguda pelo VHB e se curaram espontaneamente. Desse total 2.439 (27,3%) são de pessoas de 30 a 39 anos. Neste mesmo período foram registrados 26.646 casos de hepatite C.

Triagem

Durante a campanha de conscientização, as unidades realizarão a triagem para diagnósticos de hepatites virais do tipo B e C. O exame é feito na hora e o resultado sai em aproximadamente 15 dias.

Para Célia Regina Cicolo da Silva, médica do Centro de Controle de Doenças (CCD) e coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais, é importante enfatizar as ações de busca por portadores de hepatites. “Pessoas acima de 45 anos, que receberam transfusão de sangue antes de 1993 ou que usaram drogas alguma vez na vida, podem fazer os exames de triagem para hepatites B e C em uma unidade básica de saúde (UBS) ou num centro de testagem e aconselhamento (CTA)”, informa.

Entre as medidas preventivas para os tipos B e C estão a utilização do preservativo em todas as relações sexuais, uso de material descartável ou adequadamente esterilizado em procedimentos médicos e odontológicos e de material descartável na realização de tatuagens (inclusive tintas). Objetos cortantes como agulhas, aparelhos de barbear, alicates e tesouras não devem ser compartilhados.

Para se prevenir contra a hepatite do tipo A é importante garantir boas condições de higiene e saneamento básico. Deve-se lavar bem as mãos e os alimentos, que têm de ser bem cozidos (especialmente frutos do mar), higienizar utensílios domésticos e evitar o contato da pele com riachos, poças e nascentes de rios.