UBS Integral é tema de seminário na CRSLeste

Evento possibilitou reflexão e troca de experiências entre distritos da Coordenadoria


Rejane Calixto palestra UBS Integral para a CRSL

 

Por Cecilia Figueiredo

A Unidades Básica de Saúde Integral foi o tema do seminário promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL), no último dia 10, no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador. O evento reuniu 50 técnicos, entre assessores, interlocutores, supervisores de saúde e representantes de OSS.

Prioridade do Plano de Metas da atual gestão municipal, a região Leste deverá implementar, nos próximos dois anos, 10 das 43 unidades de UBS Integral previstas para a cidade de São Paulo. Além das novas unidades que serão construídas sob esse modelo, outras UBSs acopladas às AMAs também passarão a atender a população no formato de UBS Integral.

Para que isso ocorra, é importante sensibilizar a equipe responsável pela direção deste modelo de Unidade Básica de Saúde, que resgata o papel da porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Rejane Calixto, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou as premissas da UBS Integral.
 


Supervisora do Itaim pergunta

 

Desafios

A UBS Integral pretende superar a fragmentação entre os diferentes níveis de atenção, entre diferentes unidades que compõem um mesmo nível de atenção, as diferenças nos arranjos para assistência, e proporcionar o acesso mais resolutivo em tempo oportuno. Também visa à integração das atividades programáticas com o atendimento ao não agendado, uma estrutura física adequada e humanizada, com horário de funcionamento ampliado. Pretendem igualmente chegar à integração de diferentes equipes (ESF e tradicionais), a inclusão e a valorização das medicinas tradicionais e práticas integrativas de saúde. Outra novidade é o prontuário eletrônico, que facilitará não apenas o acompanhamento do usuário como o atendimento de profissionais nos serviços.

“Será elaborado um documento norteador, que terá a participação dos envolvidos no direcionamento deste modelo. Porém, é importante dizer que embora o modelo siga as diretrizes da SMS, em cada território a UBS Integral deve contemplar as particularidades do território onde será implementada”, explicou Rejane.

Em agosto serão realizadas oficinas de acolhimento e assistência farmacêutica, entre outras. Elas têm por objetivo aprimorar o atendimento de quem chega à unidade de saúde.

Durante o seminário Claudia Afonso, coordenadora da CRSL, organizou uma roda de conversa. Nela, interlocutores de AMAs, supervisores e assessores técnicos esclareceram dúvidas e avaliaram o modelo. “Essa é mais uma ação que demonstra nosso empenho em resgatar o papel da UBS que foi desconstruído ao longo dos anos”, afirmou a coordenadora.

O encontro possibilitou a reflexão e a troca de experiências entre os distritos da Leste. Também ilustrou como a UBS Integral contribuirá e dialogará com a estrutura já existente em cada comunidade.

 

Fotos: Cecilia Figueiredo