Príncipe Harry visita Programa De Braços Abertos

Herdeiro do trono britânico conheceu Programa que já realizou, em cinco meses, mais de 28 mil atendimentos de saúde. Dos 422 beneficiários cadastrados, 50% a 70% registraram redução no consumo de crack


Secretário José de Filippi Jr. acompanha príncipe Harry em visita ao Programa De Braços Abertos
 

Por Keyla Santos

O príncipe Harry, herdeiro do trono britânico, visitou hoje (26/06) pela manhã o Programa De Braços Abertos (Luz), destinado à recuperação dos dependentes de crack e moradores de rua da região. Ele foi recebido pelo prefeito Fernando Haddad e conheceu os equipamentos que oferecem assistência aos 422 cadastrados no programa.

O príncipe iniciou sua visita pela Praça Estação Julio Prestes, onde conheceu um dos ônibus do programa Crack é Possível Vencer, operado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). O secretário municipal de Segurança Urbana Roberto Porto explicou o funcionamento da unidade de videomonitoramento, cedida pelo governo federal para mapear a rede de tráfico na região. O ônibus é equipado com uma antena que capta imagens de 20 câmeras, instaladas a até três quilômetros de distância. Em seguida, caminhou com o prefeito e com a primeira-dama, Ana Estela Haddad, pela rua Dino Bueno, onde no início de 2014 cerca de 330 pessoas estavam instaladas em 147 barracos.

Na Tenda de Acolhimento, o príncipe foi recebido pelo secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr. “Explicamos a ele que aqui é um centro de acolhimento, de aproximação do poder público e da política que a Secretaria Municipal da Saúde acredita, com os usuários. Trata-se de uma porta de entrada para uma nova situação de vida, que também representa uma porta de saída para uma vida recuperada, digna, reerguida”, disse.

A filosofia adotada pelo Programa é baseada em um conjunto de medidas que deve integrar um conceito maior de atenção à saúde. “O príncipe entendeu o conceito do Programa e o definiu como ‘tratamento light’”, contou Fillipi Jr.
Harry se mostrou bastante interessado no Programa mas, segundo Fillipi, é necessário acompanhar os próximos passos, pois esta visita pode render uma perspectiva de trabalho mais estreito entre os dois países (Brasil e Inglaterra). “O problema do uso abusivo das drogas e de pessoas em situação de rua, ocorre também nas cidades da Europa. Acho que isso pode servir para definir um método de como o poder público pode trazê-las para uma condição de redução de danos, há um processo para essas pessoas largarem as drogas. E é esse processo que estamos desenvolvendo aqui”, disse o secretário.

Bem impressionado

De acordo com o secretário Roberto Porto, a visita foi positiva e o prefeito Haddad teve a oportunidade de explicar em detalhes o funcionamento do Programa. “Harry saiu muito bem impressionado, porque é uma experiência que vem dando certo e outros países já manifestaram o interesse em adotar essa política de redução de danos adotada em São Paulo”, afirmou.

Porto também acrescentou que o Programa visa não apenas os usuários como um todo, mas a melhora na região. “Essa melhora é o ponto que mais demora a aparecer. O Largo Coração de Jesus foi reformado, há um projeto de reforma coordenado pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, para o local onde há o fluxo de pessoas e para a região como um todo. Vamos ter sucesso efetivo quando a comunidade voltar a frequentar esse espaço, se sentir segura aqui e integrada com tudo de bom que esse local oferece”, disse.

Segundo o secretário municipal de Relações Internacionais Leonardo Barchini, os resultados positivos do Programa estimulam a troca de experiências com outros países. “O que acontece com o De Braços Abertos é uma grande curiosidade internacional. Quando você diminui o fluxo de usuários de 2.000 pessoas para 200 ou 150, estas imagens correm o mundo. Temos recebido muitas demandas de pessoas querendo conhecer que tecnologia social é essa. Já fizemos missões técnicas mostrando a nossa experiência e conhecendo outras experiências. A gente tem muito a aprender com outros países, mas a gente tem muito a ensinar também”, explicou Barchini.

Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação


Evandro junto a Biblioteca Móvel do Programa De Braços Abertos: bate-papo com o príncipe  
 



 

 

Fotos: Edson Hatakeyama