“Programa De Braços Abertos” é apresentado em Cidade Tiradentes

Objetivo é organizar a rede de atendimento no território

Por Maria Cecília Figueiredo

Depois de implantado no centro da capital, os resultados vitoriosos do “Programa De Braços Abertos” chega a Cidade Tiradentes, serão discutidos no próximo dia 29 de maio, pela especialista Myres Maria Cavalcanti, da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

A Cidade Tiradentes conta com um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto dos 19 distribuídos na região Leste.

O evento, organizado pela Coordenação Regional de Saúde Leste, por meio da Supervisão Técnica de Saúde Cidade Tiradentes, pretende reunir a subprefeita, gerentes de serviços de saúde, representantes de supervisões da Educação, Assistência Social, conselhos tutelares e gestores, gestor do CEU Inácio Monteiro e interlocutores da gestão local.

De acordo com Paulete Secco Zular, da assessoria técnica de Saúde Mental da CRSL, a iniciativa é detalhar o “Programa De Braços Abertos” para organizar a rede de atendimento no território. A apresentação ocorrerá no auditório do CEU Inácio Monteiro, das 8h às 13h.

Programa


Lançado em janeiro, o “Programa De Braços Abertos" oferece moradias em hotéis, emprego em frente de trabalho, renda de R$ 15 por dia, além de três refeições e curso de capacitação para 429 dependentes químicos da região da Cracolândia.

Desde o início do programa até 30 de março, os agentes de saúde realizaram mais de 10 mil abordagens na região da Cracolândia, região central de São Paulo. Foram realizados 887 atendimentos médicos, 465 atendimentos pela equipe de saúde, 505 encaminhamentos para serviços de saúde, 3.902 abordagens realizadas nos hotéis pelos agentes e 2.760 abordagens na tenda da Prefeitura. Também foram realizadas 1.710 abordagens no local de uso de drogas, 36 tratamentos odontológicos e outros 50 ações coletivas de odontologia e mais 240 encaminhamentos para serviços de saúde por agentes comunitários. Além desses atendimentos, 122 estão em tratamento voluntário nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) da região.

Serviço
Apresentação do programa De Braços Abertos
29/5 – 8h às 13h
CEU Inácio Monteiro
Av. Barão Barroso do Amazonas, s/nº - Cidade Tiradentes