UBS Jardim Maracá discute benefícios das plantas e frutas

Comunidade aprende mensalmente benefícios de incorporar o uso da fruta na alimentação

Por Bruna Zanlorenzi


Nutricionista da UBS JD. Maracá fazendo o suco de abacaxi com couve para o grupo Plantando Saúde

Como acontece toda última terça-feira de cada mês, a UBS Jardim Maracá promoveu um encontro com a comunidade para falar sobre os benefícios que plantas e frutas podem trazer para a saúde. O próximo encontro ocorre no próximo dia 29, a partir das 14h, e é aberto à população.

Em março, o Plantando Saúde, grupo que promove as ações, aconteceu no dia 25 e trouxe o Ananas Comosus (abacaxi) como opção para poder ser utilizado na alimentação, como medicamento e até mesmo sobre como cultivá-lo. Everton Tumilheiro, Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS, explicou que a palavra abacaxi tem origem Tupi “iba-cati” e significa "fruto que cheira muito”.

“O abacaxi é um fruto simbólico de regiões tropicais e subtropicais de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado. Agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões, e por ter uma ''coroa'', cabe-lhe por vezes o cognome de ''rei das frutas'', que lhe foi dado logo após seu descobrimento, pelos portugueses'', afirmou Everton.

Já Thalita Rigotti, farmacêutica da unidade, citou algumas curiosidades relativas à fruta. “O abacaxi ajuda a quebrar a fibrina, auxiliando contra a formação de coágulos sanguíneos - problemas circulatórios. O suco de abacaxi é um excelente diurético, pois sua polpa é constituída de 93% de água'', garantiu Thalita.

No final do encontro, os participantes do grupo puderam fazer degustação do suco feito pela nutricionista, além de comer um bolo de abacaxi e outros pratos produzidos com o ingrediente.

A UBS Jardim Maracá fica na rua Feres Bechara, 506 – Jardim Maracá (Capão Redondo).