Planejamento de Saúde da UBS Vila Guilherme leva conscientização às escolas

Apenas em 2014, aproximadamente 650 alunos participaram da iniciativa

Por Lígia Aparecida de Souza

Desde janeiro, nada menos de 659 alunos já participaram do “Planejamento Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte através da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Guilherme. O projeto permite a união entre educação e saúde, possibilitando a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de hábitos saudáveis que motivem a percepção social.

O PSE aborda as instituições de ensino da região, sendo que no primeiro semestre de 2013 foram cadastradas 45 escolas municipais, totalizando 16.000 alunos. Os jovens recebem instruções sobre os cuidados essenciais que necessitam ser tomados para a prevenção de doenças rotineiras, englobando problemas de visão ou relacionados à saúde bucal.

A iniciativa é ampla, incluindo itens como saúde sexual e reprodutiva e avaliação antropométrica, que mede proporções das diversas partes do corpo. Também é destinada atenção a temas que envolvem cidadania, incluindo saúde mental, direitos humanos, álcool e drogas em um trabalho realizado diretamente nas escolas.

As ações para cada eixo temático foram elaboradas conjuntamente entre gerentes da UBS e escolas. Elas ocorrem nas instituições cadastradas do PSE da Microrregião Vila Maria/ Vila Guilherme. Toda equipe multidisciplinar está envolvida na proposta, que tem previsão de término em junho de 2014.

Ainda são abordadas questões que refletem a necessidade de que atitudes positivas para o ambiente de vivência, como desenvolvimento sustentável e promoção da saúde ambiental, sejam adotadas desde a infância.

Com o programa, são colocadas na realidade acadêmica discussões que proporcionam aos estudantes a compreensão a o respeito das mudanças trazidas pelo encaixe de práticas físicas à rotina, visando o benefício ao corpo e, posteriormente o auxílio ao desenvolvimento dos jovens em atividades educacionais.

Serviço
Rua João Ventura Batista, 615, Vila Guilherme
Fone: 2906-0478