Um olhar especial na direção do adolescente

UBS Horto Florestal reúne adolescentes para discutir problemas da idade

Por Lígia Aparecida de Souza


 Profissionais e jovens - UBS Horto Florestal

 

Propiciar ao adolescente um espaço de discussão honesta, onde ela possa se expressar num momento de transição que, normalmente, é de angústia por conta das mudanças que ocorrem diariamente em sua vida. Este é o principal objetivo do Grupo de Acolhimento ao Adolescente. Trata-se de uma iniciativa da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, por meio da Unidade Básica de Saúde do Horto Florestal, que ocorre todas as terças-feiras.

A cada semana, grupos de jovens, com idade entre 12 e 17 anos, reúnem-se para discutir assuntos de seu dia-a-dia. Os temas são variados: relacionamento social, afetivo e familiar, independência e dependência, imagem corporal (acne, obesidade, estatura...), vocação, sexualidade (início da vida sexual, métodos contraceptivos...), drogas, internet e games, cidadania, violência, bullyng e outros temas são tratados com apoio da pediatra e psicóloga.

As reuniões começam com dinâmicas de grupo. Nelas, os jovens se apresentam e começa a nascer o “tema do dia”. Durante uma hora e quinze minutos, todos falam à vontade, expressando anseios, dúvidas, angústias e curiosidades sobre o momento que estão vivendo. Depois das reuniões, a médica pediatra coloca-se à disposição para consultas previamente agendadas.

O objetivo dos grupos de acolhimento é incentivar escolhas responsáveis e estilo de vida saudável e incentivar o jovem a dialogar com os pais, com a escola, utilizando os diversos recursos na comunidade, conscientizando-os sobre seu papel de cidadão e cidadã.

Os resultados obtidos mostram que o caminho escolhido foi o correto. Os adolescentes procuram as UBS espontaneamente. Neste espaço, é possível detectar casos de risco e fazer, quando necessário, encaminhamentos adequados. Alguns jovens mostram-se prontos para serem multiplicadores de ações de saúde.

Depoimentos

“Na mesma hora que a gente acha bonito, a gente já acha feio. Na mesma hora que a gente gosta, a gente não gosta mais. Ao mesmo tempo em que a gente quer conhecer, quer sair correndo.”

“Meus pais me soltam, como com uma corda, quando vêem que soltaram demais puxam de novo....” (M.A., 16 anos)

“Na adolescência a gente sofre por tudo..... tudo é exagero....” (S.B., 15 anos)
“Ser adolescente é sair, ter regras, ser feliz com os amigos, cuidar da saúde, ter seu momento e poder errar” – definição do grupo no dia 08/04.

“Esse espaço propicia reflexão, troca e assim diminuição das angústias em uma fase do desenvolvimento onde é muito importante o sentimento de pertinência; se faz necessário que o adolescente sinta-se acolhido nos serviços que utiliza” (Izeth Regina Bogado, psicóloga da UBS Horto Florestal).

“É muito gratificante proporcionar aos adolescentes um lugar onde sejam ouvidos, onde sejam acolhidos, onde se sintam importantes, onde sabem que podem não encontrar a solução de seus problemas, mas encontram pessoas que os fortalecem nessa jornada.” (Simone M. Innocenti Blanco Rocha – gerente da UBS Horto Florestal)

Serviço
UBS Horto Florestal
Rua Luis Carlos Gentile Laet, 603