UBS Vila Constância promove prática corporal chinesa

Grupo existe há mais de 10 anos e beneficia cerca de 60 pessoas

Por Mayara Carlis


  A atividade conta com uma média de 60 práticantes

O Lian Gong é uma prática corporal elaborada na década de 70, pelo médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa, Zhuang Yuan Ming, que vivia em Shangai (China) e visava prevenir e tratar dores no corpo.

No Brasil, a prática foi implantada em 1987, pela chinesa Maria Lúcia Lee, professora da Unicamp radicada no Brasil.

Hoje, em São Paulo, diversos pontos da cidade que oferecem atividades que visam à saúde da população incorporaram essa prática em sua rotina. Um desses pontos é a Unidade de Saúde Básica (UBS) da Vila Constância, na região de Cidade Ademar. Lá, as aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h e têm se mostrado muito eficiente na promoção de saúde de quase 60 pessoas do grupo da terceira idade da unidade.

“Antes de começar a praticar a atividade, não pegava nem uma xícara. Hoje, já não tenho mais dores, além de ter conseguido emagrecer bastante. Antes pesava 87 quilos, agora já estou com 71. É muito melhor do que ficar em casa dormindo, engordando e ficando sedentária”, afirma animada Cleide de Almeida, de 63 anos.

Benefícios

Praticar o lian gong pode trazer muitos benefícios para o corpo e mente. Entre os resultados obtidos estão a melhoria da qualidade do sono, da mobilidade, maior disposição para execução das tarefas diárias, redução do uso de medicamentos, maior socialização, aumento da flexibilidade, da força, do equilíbrio e das capacidades motoras, além de ganho de tônus muscular.
“Sempre procuramos incentivar os pacientes a participar das aulas, para incentivar a convivência entre elas”, explica Dr. Paulo Francisco, gerente da unidade.

A voluntária Silvana Delisse, de 66 anos, é quem ministra as aulas. “Antes mesmo desta UBS ser inaugurada, eu já realizava a atividade em outros locais da comunidade. O grupo existe há mais de 10 anos e hoje conseguimos reunir cerca de 60 pessoas”, conta Silvana cheia de orgulho. Ela completa contando o que o Lian Gong representa na vida dela. “Para mim, o Lian Gong é meu tudo, meu começo, meu meio e meu fim. Ele gera integração entre as pessoas, para nós se trata de saúde, alegria e amizade”.

Sobre o Lian Gong

O objetivo principal do Lian Gong, em 18 terapias, é a de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios.

São exercícios preventivos e curativos que põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC medicina tradicional chinesa, que afirma: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não podem invadir”.

A prática também Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões.
Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. O sistema completo do Lian Gong em 18 terapias é composto de 3 partes:

Primeira - Parte Anterior - Lian Gong Qian Shi Ba Fa

18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:
• Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros
• Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar
• Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas
Segunda - Parte Posterior - Lian Gong Hou Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries:
• Série 4: 6 exercícios para articulações
• Série 5: 6 exercícios para tendões
• Série 6: 6 exercícios para órgãos internos
Terceira - Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji

Serviço:
Oficina de Lian Gong.
Data - Segundas, Quartas e Sextas-feiras.
Horário – 7h às 9h.
Local - UBS Vila Constância
Endereço - Rua Hermenegildo Martini, s/n, Vila Constância.