São Paulo ultrapassa meta em vacinação de adolescentes contra HPV

Município supera marca de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, de 10 de março a 4 de abril, foram aplicadas 221.361 doses da vacina HPV (causador do câncer do colo do útero) nas meninas de 11 a 13 anos de idade (84%). O Ministério da Saúde estipulou que pelo menos 80% da população alvo fosse vacinada. A vacinação prossegue, indefinidamente, nas escolas municipais de Ensino Fundamental e 447 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em 2014 estão sendo vacinadas meninas com 11, 12 e 13 anos de idade. Em 2015, será a vez das meninas com 9, 10 e 11 anos e em 2016 quem estiver com 9 anos. Como a população indígena é um grupo de maior vulnerabilidade, a campanha é voltada a meninas indígenas com idades entre 9 e 13 anos no ano da introdução da vacina.

O esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde é composto por três doses:

* 1ª dose: entre 10 de março e 10 de abril, as 550 escolas municipais de ensino fundamental receberão equipes das Coordenadorias Regionais de Saúde, que vacinarão as alunas com idades entre 11 e 13 anos. Simultaneamente, a campanha acontecerá nas 447 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as demais adolescentes que se encaixam no público-alvo, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde;
* 2ª dose: em setembro (seis meses após a primeira dose), somente nas UBS;
* 3ª dose: cinco anos após a primeira dose, somente nas UBS.

As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são:
* reação anafilática aos componentes da vacina;
* reação anafilática em dose anterior;
* gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal.

A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa .