Festa de adoção do CCZ-SP proporciona a adoção de 36 animais

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes à festa promovida pelo órgão; mais duas edições acontecerão no último sábado dos meses de abril e maio

Por Patrícia Pasquini

O jeito meigo e o olhar carinhoso dos cães e gatos que estavam disponíveis para adoção na Festa Show de Copa conquistaram o coração do público que prestigiou o evento. “Os 25 gatos e 11 cães adotados são uma amostra de que a população está mais consciente da importância da guarda responsável e dos benefícios da presença de um animal de estimação na sua vida. O sucesso de cada festa nos estimula a promover, cada vez mais, novos eventos”, afirmou Rosane Correa de Oliveira, gerente do CCZ-SP.

A festa registrou a presença de 500 pessoas, em média, que aproveitaram para assistir ao desfile de craques (com os times formados por cães) e à apresentação do "Rap do Dogão. Durante o evento, foram expedidos 177 números de Registro Geral Animal (RGA) e 46 termos para a castração gratuita. Além disso, sete animais foram vacinados e seis microchipados.

O CCZ-SP realiza anualmente algumas festas de adoção de cães e gatos. Desde 2008, o órgão realizou 16 eventos.

Em 2012 foram adotados 540 cães e 577 gatos, entre festas, campanhas e no próprio CCZ-SP. Em 2013, 623 cães e 686 gatos ganharam um novo lar.

Quer adotar um amigo?

São diversos cães e gatos Sem Raça Definida (SRD), de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, pretos, amarelos, brancos e alguns deficientes (cegos, mutilados, etc.).

Todos são imunizados com vacina específica da espécie e antirrábica, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados.

Para adotar um animal é necessário ter mais de 18 anos, levar coleira e guia para os cães, caixa de transporte para gatos e documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência. A taxa pública referente à adoção é de R$ 17,15 e o Registro Geral Animal (RGA) é emitido na hora.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. “Os novos donos deverão exercer uma posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade. Ao adotar um animal, o adotante será responsável por ele durante todo o período de sua vida, alimentando-o, oferecendo abrigo compatível com o porte e temperamento, educando-o, dando assistência veterinária e carinho”, lembra Rosane Correa.