Primeira UBS Integral da cidade completa seis meses e realiza 93 mil atendimentos

Unidade Jardim Miriam 2 desenvolve novo conceito de cuidado à saúde

Por Tatiana Ferreira
(matéria e fotos)


UBS Integral Jardim Miriam 2 completa seis meses de funcionamento

 São 9h30 da manhã de uma sexta-feira e uma turma de mais de 100 pessoas está animada realizando atividades físicas sob a orientação de um educador físico. A cena poderia muito bem se passar em um parque ou dentro de uma academia. Mas faz parte da realidade da UBS Integral Jardim Miriam 2, que promove o Agitando com Saúde.

Com seis meses de funcionamento completados no último dia 3 a unidade, localizada em Cidade Ademar, é a primeira inaugurada dentro do novo conceito integral de cuidado à saúde. Neste conceito, além de tratar os pacientes, está embutida a questão de promover saúde. Outra novidade do modelo,é o sistema de prontuário eletrônico, que facilita o acompanhamento do histórico clínico dos pacientes.

Vladimir Batista de Santana é o gerente da unidade. Ele está no local desde a sua implantação e diz acreditar neste novo conceito de UBS Integral. “Eu acredito sim no projeto da UBS Integral. Nós trabalhamos para prestar um bom serviço com resolutividade à população”. Ele destaca que o grande papel da atenção primária é fazer promoção e prevenção à saúde. “Além das consultas agendadas e das demandas do dia, trabalhamos um conceito ampliado de saúde, pois oferecemos à população outras atividades que fazem parte do cuidado à saúde como, por exemplo, os grupos educativos, as atividades esportivas, a academia da saúde”.

Localizada na avenida Cupecê, a UBS Integral Jardim Miriam 2 já realizou nestes seis meses mais de 93 mil atendimentos. Na UBS há acolhimento de consulta agendada e demanda espontânea, sem necessidade de agendamento de horário. No início, a novidade causou estranheza na população, que achava que a UBS Integral era um hospital, pronto-socorro ou mesmo um AMA. Apesar de atender os pacientes que procuram espontaneamente o serviço, ela é uma unidade de atenção primária e atende casos de baixa e média complexidade. Por exemplo, a unidade não conta com Raio-X e, casos mais graves de urgência e emergência devem ser direcionados aos serviços de referência da região.


Mais de 93 mil atendimentos foram feitos à população

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, das 8h às 14h. Além do médico generalista e médicos de especialidades básicas (clínico, pediatra e ginecologista), os pacientes contam também com médicos geriatra e psiquiatra e equipe multidisciplinar composta por equipes completas em Saúde Bucal e Saúde Mental, nutricionista, fonoaudiólogo, educador físico, assistente social, equipe de enfermagem, administrativo, agentes comunitários de saúde, acompanhantes de idosos e orientador de público.

Realiza atividades educativas e práticas corporais/saudáveis e possui Academia ao Ar Livre. Faz raio-x odontológico, vacinação, curativos, medicação local, dispensação de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, grupos educativos, entre outros.

Estatísticas

No total, foram realizados 3.319 atendimentos de demanda espontânea, 2.173 consultas médicas de ESF foram agendadas, 21.253 visitas domiciliares, 14.695 consultas de especialidades básicas, 25.001 procedimentos de enfermagem, 8.078 aferições de sinais vitais, 3.388 atendimentos odontológicos, 1.210 triagens na saúde bucal, 530 atendimentos em saúde mental, 1.178 curativos e 701 inalações.

Foram feitas também duas campanhas de vacinação e 5.766 vacinas foram aplicadas. 203 pessoas foram cadastradas no Programa Mãe Paulistana, 26.563 pessoas cadastradas no SIAB e 4.243 pessoas participaram das atividades físicas na unidade.

Em relação aos exames, houve 1.344 coletas de material para exame citopatológico de colo de útero e 2.165 coletas de materiais para exames laboratoriais.

Além disto, 24.963 receitas atendidas na farmácia e 3.645 administrações de medicamentos. Na última quinta-feira (30), Rosemeire Gomes da Silva passou pela farmácia da unidade para retirar os medicamentos receitados para sua filha. “É a primeira vez que passo aqui, mas consegui tudo o que eu precisava. Gostei do atendimento”, afirmou.


Infraestrutura e tecnolgia são elogiados pela população

Promovendo saúde

A cada encontro do Agitando com Saúde, realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, temos em média 100 pessoas participando. A maioria tem idade acima dos 50 anos. Mas o grupo não tem restrição de idades. Todos são bem-vindos.

As práticas corporais do projeto do educador físico Samuel Campana é um das mais famosas e consiste em alongamento inicial, seguida de uma atividade aeróbica e depois finalizada com outro alongamento. Além disto, a comunidade pode usar a Academia da Saúde que contam com vários tipos diferentes de aparelhos.


Mais de 100 pessoas participam do Agitando com Saúde


Uso da Academia da Saúde é gratuito

“Hoje sou mais feliz”

Há duas semanas, a aposentada Iolanda da Silva Oliveira começou a frequentar as aulas. “Antes eu estava com parentes em casa e não podia vir, agora que eles foram embora, comecei a participar das aulas”. Na sexta-feira (31), na parte da manhã, após quase uma hora de atividades físicas, ela esbanjava animação e alegria. “Há muito tempo que eu gosto e pratico atividades assim. Sei o benefício que eles trazem. Eu já fui obesa e muito doente e hoje não. Sou muito feliz”, conta ela que já praticou também hidroginástica e natação em um clube municipal. Após ser informada pelo educador física que a unidade passará a oferecer dois horários diferentes (8h às 9h; das 9h às 10h) para as aulas, ela afirmou “Eu já sei o horário que quero vir. Das 9h às 10h. Se não venho para a aula, sinto falta”, contou.


Pessoas de todas as idades podem participar das aulas

Escovódromo

Se o cuidado com o corpo é importante, cuidar da saúde dos dentes também pode e deve ser uma prioridade. A unidade conta com um escovódromo. Em frente a este espaço a equipe de Saúde Bucal entrega gratuitamente ao público presente na palestra, pasta e escova de dente e fio-dental. Eles aprendem a fazer a limpeza dos dentes corretamente para evitar cáries e outras complicações, como necessidade de fazer canal.


Palestra de saúde bucal ensina como escovar os dentes corretamente


População recebe orientação sobre como cuida da saúde dos dentes

Além destes, a unidade realiza outros grupos. São eles: Planejamento Familiar (Segunda às 13h), Grupo de Gestantes (Segunda às 10h), Grupo de Conversa entre mulheres (Quarta às 13h e Quinta às 10h), Grupo Nutri-tiva (Sexta às 10h), Vamos aprender a comer (Segunda às 14h), Processamento Auditivo (Quinta às 14h), Grupo Coral (Sexta às 10h), Grupo de Memória (Sexta às 9h), Re-construir (Quinta às 11h), Dança Senior (Terça às 9hs), Cuidando de quem cuida (Sábado às 12h) e Grupo SP TRANS (Sábado às 10h). Procure a unidade e se informe sobre as opções.