Saúde realiza 572 atendimentos no ‘SP de Braços Abertos’

Assistência consiste em atendimentos médicos, encaminhamentos para serviços de saúde e abordagens pelos agentes de saúde.

Nesta semana a Prefeitura de São Paulo iniciou o programa São Paulo de Braços Abertos na região da Cracolândia, centro da capital. Com coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com as secretarias da Assistência Social, Segurança Urbana, Serviços e Trabalho, a iniciativa tem como finalidade proporcionar aos dependentes que moram naquela região, o resgate da integridade humana, oferecendo tratamento, assistência, moradia e trabalho.

 

 

Equipes destas secretarias iniciaram as ações - que foi de comum acordo entre os moradores da conhecida “favelinha” da Cracolândia, que foram ouvidos e cadastrados no programa -, com o esvaziamento dos barracos e encaminhamento aos cinco hotéis na região. Esta semana essas pessoas também receberam orientação profissional e uniforme para o trabalho de limpeza urbana. Eles serão zeladores e terão a responsabilidade de manter limpas as ruas e praças da região e receberam R$ 15,00 de remuneração pelo dia de trabalho.

Na sexta-feira (17), teve início à realização de exames clínicos nos participantes do programa, como coleta de exames de sangue para aferição da sorologia (detecção dos vírus da sífilis, hepatite B e C, tuberculose e HIV), hemograma, taxa de colesterol, entre outros. Também serão aplicadas vacinas

 

 

Dos dias 14 a 17 de janeiro, foram realizados 572 atendimentos de saúde na operação, destes 46 foram atendimentos médicos, 17 encaminhamentos para serviços de saúde, 365 abordagens nos hotéis pelos agentes de saúde e 144 abordagens realizadas na tenda do Braços Abertos pelos agentes de saúde.

O secretário municipal da saúde, José de Filippi Jr., explicou que as ações já implantadas na região pela Secretaria da Saúde serão intensificadas com a Operação Braços Abertos. “Nós estamos trabalhando com a percepção de que a capacitação, tratamento e moradia irão estimular o usuário a largar a droga, de forma gradativa, reduzindo os danos causados pela dependência”.

Será elaborado pelas equipes multidisciplinares dos Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do Complexo Prates e Centro – referências da região e compostas por psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional e monitores – e do equipamento Braços Abertos, um Projeto Terapêutico Singular (PTS) que consiste no tratamento individual de cada dependente visando à redução de danos.

“Iniciamos um trabalho árduo, que consiste na humanização do tratamento e não em acabar com o problema de um dia para o outro. O processo de recuperação de cada dependente será tratado de forma individual e paliativa, recuperando aquilo que ele perdeu e trazendo sua integralidade”, disse Filippi.

Ações da Saúde

A Secretaria da Saúde têm trabalhado constantemente na região da Cracolândia desde o ano passado. Ampliou de quatro para 16 as equipes de Programa Consultório na Rua, que trabalham com a lógica do acolhimento e encaminhamento para tratamento. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros e agentes de apoio para abordar e iniciar tratamentos junto aos usuários de crack na região central.

Os usuários em situação de rua são encaminhados para tratamento, tanto pelos consultórios de rua quanto pelos equipamentos da Saúde (atenção básica e saúde mental), uma média de 10 a 12 pessoas por dia. De janeiro a outubro de 2013, os consultórios na rua realizaram 110 mil atendimentos, o que corresponde a cerca de 60 mil pessoas.

Também possui, desde julho de 2013, o Centro Integrado de Reinserção Social "De Braços Abertos", localizado estrategicamente na área de abrangência da Cracolândia. Trata-se de um equipamento que visa, prioritariamente, o acolhimento com escuta qualificada das necessidades e demandas dos usuários, detectando suas potencialidades e habilidades. Esta tarefa é cumprida por meio da oferta de oficinas e grupos de caráter terapêutico, coordenados por equipe multiprofissional, com participação das organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil. Em janeiro de 2014, o equipamento realizou mais de 253 encaminhamentos (dados do dia 10 de janeiro).