Em menos de um mês, as duas unidades do Hora Certa da região Sul fizeram mais de 3 mil consultas

Juntas, as unidades do Hora Certa M’Boi Mirim I e II contabilizam ainda 643 exames diagnósticos e 215 procedimentos dermatológicos

Por Tatiana Ferreira
Foto: Edson Hatakeyama


Unidade M’Boi Mirim I pulou de 13 para 16 especialidades, um aumento de 23%

O prefeito Fernando Haddad, o Secretário Municipal de Saúde José de Filippi Jr e outras autoridades visitaram na manhã da última segunda-feira (13) a unidade fixa da rede Hora Certa M’Boi Mirim I, inaugurada em 19 de dezembro. Em três semanas de funcionamento, a unidade realizou 2.109 consultas médicas com especialistas, 151 exames diagnósticos, 94 exames laboratoriais, 94 procedimentos cirúrgicos e 61 sessões de fototerapia, para tratamento de doenças de pele. Além disto, realizou 170 consultas com psicólogos e 49 com assistentes sociais.

Instalada no antigo Ambulatório de Especialidades Jardim Ibirapuera, a unidade - que possui dois pavimentos - está localizada na região da Supervisão Técnica de Saúde M’Boi Mirim da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

Para a transformação e ampliação do antigo ambulatório de especialidades em unidade da rede Hora Certa, a Prefeitura investiu R$ 2,6 milhões. Hoje, o equipamento tem 21 consultórios, todos dotados de sinalização em braile. Outro diferencial é que possui cama ginecológica adaptada para atender mulheres com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Como Hora Certa, a unidade M’Boi Mirim I pulou de 13 para 16 especialidades médicas, um aumento de 23%. Possui dois centros cirúrgicos e três leitos de recuperação pós-anestésica (RPA). Também oferece atendimento com nutricionista, psicólogo e assistente social, exames como ultrassom e eletrocardiograma, além de possuir equipamento de fototerapia.

Como funciona

As unidades básicas de saúde (UBS’s) da região encaminham os pacientes para atendimento na unidade, com médicos das seguintes especialidades: cardiologia, neonatologia, endocrinologia (infantil e adulto), dermatologia, urologia, pneumologia (infantil e adulto), ginecologia (pré-natal de alto risco), ortopedia, angiologia, homeopatia, neurologia, psiquiatria, cirurgião geral, anestesiologia, oftalmologia e cirurgia vascular.

Antes, a unidade tinha capacidade instalada de realizar até 4.800 consultas/mês. Agora, são 6.414, uma ampliação de 33%.
O centro cirúrgico já realiza procedimentos de baixa complexidade na área dermatológica e de cirurgia geral. Em breve, dará início aos procedimentos nas áreas de cirurgia vascular, oftalmologia, ortopedia e urologia.

“Temos 30 unidades programadas até 2016, das quais 20 estarão prontas até o fim de 2014. Já dobramos a capacidade de cirurgias e de exames por imagem. Se nós continuarmos investindo na rede Hora Certa, daremos um grande passo na resolutividade dos problemas do SUS”, afirmou Haddad.

Além da Rede Hora Certa M’Boi Mirim I e II, a Administração já inaugurou de dezembro de 2013 até início deste ano outras quatro unidades – Rede Hora Certa Brasilândia, Itaim Paulista, Penha e Lapa.

M’Boi Mirim 2

Para garantir a integralidade dos cuidados dos usuários da UBS Integral Vera Cruz, a Prefeitura decidiu implantar uma unidade da rede Hora Certa no local. O complexo recebeu adequações estruturais que demandaram investimento de quase R$ 2.4 milhões.

São sete salas consultórios além de uma de ultrassom, uma de teste ergométrico, uma sala de holter/mapa, uma de curativo e duas salas cirúrgicas, além de três leitos de recuperação pós-anestésica (RPA).

Afora o atendimento das quatro especialidades já existentes – cardiologia, dermatologia, oftalmologia e cirurgia geral – a unidade começou a oferecer serviço em outras três: otorrinolaringologia, anestesiologia e gastroenterologia. Uma ampliação de 75%.

O usuário ainda poderá contar com seis tipos de exames diagnósticos: eletrocardiograma, ultrassonografia, ecocardiograma, holter, teste ergométrico e raio-x.

O centro cirúrgico fará procedimentos de baixa complexidade nas áreas cirurgia geral, dermatologia, oftalmologia e otorrino.

A expectativa é que com a implantação desses novos serviços o número/mês de procedimentos também seja ampliado. Antes a unidade tinha capacidade instalada de realizar 2.674 consultas/mês, agora o número ampliou 38% e pode atender até 3.709 consultas/mês.

De 19 de dezembro a 10 de janeiro, foram realizadas 1.214 consultas com especialistas, 492 exames diagnósticos e 121 procedimentos cirúrgicos.