Prefeitura e Ministério da Saúde firmam parceria para criação de um centro de referência em ortopedia no município

Serviço será implantado no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya e ampliará atendimento à população

Por Mariana Bertolo
Foto: Edson Hatakeyama

 Secretário Filippi Jr.  avalia a iniciativa como uma conquista para o município

Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) assinaram, na última sexta-feira (10), acordo para abertura de um serviço referência em traumatologia, ortopedia e reabilitação pós – operatória, no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no bairro do Jabaquara.

Com a parceria, a unidade será a primeira da capital e terá a perspectiva de dobrar o número de atendimentos em trauma e ortopedia. Em 2013, o Hospital realizou 21.880 atendimentos ortopédicos e realiza cerca de 60 cirurgias por mês. O MS irá repassar os recursos de acordo com a produção e o Hospital irá se responsabilizar com o valor dos procedimentos de média e alta complexidade, recebido mensalmente pelo MS através do Fundo Municipal de Saúde. Os protocolos técnicos e cirúrgicos, as próteses, órteses e materiais especiais necessários (OPMES) serão fornecidos pelo Into.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Jr, a iniciativa é uma conquista para o município, já que quedas e traumas são os principais chamados para atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade.

“Em dezembro de 2013, dos 30 mil chamados registrados pelo SAMU, 10 mil eram para atendimentos a traumas, quedas e acidentes de trânsito. É muito importante que a cidade disponha de um centro de referência entrelaçado a um equipamento municipal”, afirmou.

O Secretário ainda informou que, além do recebimento de investimentos do governo federal, o plano é agregar as reformas do Hospital com o Estado para compartilhar os recursos. “Nesta primeira etapa recebemos R$ 15,6 milhões do MS, com isso, serão implantados mais 40 leitos e mais 40 na segunda etapa”.

Mais informações
O Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya foi inaugurado em 1981 e fica na região do Jabaquara. O equipamento possui 194 leitos e em 2013, foram realizados 222.819 atendimentos, sendo 21.880 de trauma e ortopedia.
Sua localização é próxima a importantes artérias viárias, como: Anchieta- Imigrantes, Avenida dos Bandeirantes e Aeroporto de Congonhas.
O Hospital foi planejado para priorizar o atendimento às vítimas de traumatismos e acidentes graves, mas passou também a ser um hospital geral, pela necessidade da população.
Também abriga o Centro de Controle de Intoxicação de São Paulo, especializado em casos graves de intoxicação exógena.