Curiosidades sobre o ato de espirrar

A velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h e pode expelir 40.000 gotículas de micro-organismos

Por Zenildes Mota

O espirro é uma reação do organismo em expulsar corpos estranhos que entram pelas vias respiratórias. Na região facial há uma série de nervos e fibras sensíveis aos estímulos externos, entre eles o trigêmeo. Quando uma substância irrita a mucosa nasal, é identificada por esse nervo que é responsável pelas sensações e controle da face. Ele envia uma mensagem para o cérebro, que aciona os músculos do abdome. Estes se comprimem e provocam a saída do ar de forma violenta.

A saída do ar pelo espirro pode chegar a uma velocidade de 160 km/h e expelir cerca de 40.000 gotículas de muco. Os micro-organismos presentes nessa secreção podem ser um grande transmissor das doenças respiratórias, entre elas as mais comuns e conhecidas da população: as gripes e resfriados.

O ato de fechar os olhos quando sente vontade de espirrar está relacionado à proximidade dos nervos trigêmeos com o óptico. Ele também é responsável por acionar o espirro quando as pessoas olham para luz. Prender o espirro pode causar sensação desagradável. Isso porque a pressão que o ar exerce sobre os tímpanos e região frontal da face pode causar vertigens e entupimento dos ouvidos.

Entre outras informações sobre o ato de espirrar estão as crenças. As pessoas estão acostumadas a desejar saúde mesmo não conhecendo a pessoa que espirrou. Isso é uma tradição popular que vem da Antiguidade. O hábito de abençoar a pessoa que espirra vem da Roma antiga. O Imperado Romano Tibério Claudio Nero Cesar (Tibério) considerava o espirro uma benção, por isso a pessoa que espirrava era por ele abençoada.

As crenças sobre o espirro são diversas. Mudam de acordo com a região e cultura de cada país. Muitas delas estão relacionadas a mau presságio, enquanto em outros locais o espirro está ligado a uma mensagem sobrenatural, um sinal de vida ou até mesmo de morte. Ressalvo as crenças, o ato de espirrar é o bloqueio e defesa do organismo contra as invasões de vírus, pólen, poeira, ácaros e outras partículas que irritam as vias aéreas ou causam alergias para o indivíduo.