CRS Sudeste celebra Consciência Negra com Encontro ‘Um momento de reflexão’

Atividade social será realizada no dia 26 de novembro, a partir das 14h, no auditório da coordenadoria

Por Rosângela Rosendo


A fim de resgatar a memória de Zumbi dos Palmares, a cultura negra e manter vivo o debate sobre a questão racial na sociedade, inclusive sob a perspectiva da saúde, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste realizará no dia 26 de novembro, às 14h, a atividade Dia Nacional da Consciência Negra – Um momento de Reflexão.

Há 300 anos, Zumbi ficou conhecido como símbolo da resistência negra à escravidão no Brasil ao liderar o Quilombo dos Palmares, comunidade livre de escravos fugitivos das fazendas coloniais de Alagoas. Pelo fim da escravidão e pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana no país, o líder negro morreu no dia de 20 de novembro de 1965, data celebrada em território nacional.

A atividade é direcionada aos profissionais da CRS Sudeste, unidades de saúde, das cinco Supervisões Técnicas de Saúde e membros dos conselhos gestores. A abertura do encontro será marcada pela apresentação de um grupo de capoeira, seguida da mesa Violência e o quesito Raça/Cor, conduzida por Marivaldo da Silva Santos, gestor local do PAVS (Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis), da Supervisão Técnica de Saúde Mooca/Aricanduva.

Os participantes terão a chance ainda de discutir sobre a mulher negra e importância da sua auto-estima a partir da apresentação de Lucia Udemezue, do Coletivo Manisfesto Crespo, grupo que promove a discussão sobre o universo da cultura afrobrasileira e suas produções artísticas e estéticas. Para completar a programação do encontro também serão destaques as apresentações sobre a saúde da população negra e a importância do quesito raça/cor e o traço falciforme.


Serviço:

Dia Nacional da Consciência Negra – Um momento de Reflexão

Data: 26 de novembro, às 14h
Local: Auditório da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste
Rua Padre Marchetti, 557, Ipiranga

14h – Abertura

14h30 – Apresentação Grupo de Capoeira

15h – Violência e o quesito Raça/Cor – Marivaldo da Silva Santos (PAVS Aricanduva/Mooca, CSNS Bom Parto)

15h30 – A questão da mulher e a auto-estima – Lucia Udemezue (Coletivo Manifesto Crespo)

16h – A importância do quesito raça/cor e a Saúde da População Negra – Maria Cristina Honório dos Santos (SMS/Atenção Básicas/Saúde da População Negra)

16h30 – Traço Falciforme e a Saúde da População Negra – Katharina Nelly Tobos Melnikoff (Assessoria Técnica – CRS Sudeste)