Os benefícios das gomas de mascar sem açúcar

Prática ativa várias funções corporais e contribui para saúde bucal

Por: Zenildes Mota

 

O hábito de usar goma de mascar estimula a produção de saliva e ajuda a diminuir a acidez dentro da boca. Esse processo ameniza a deterioração do esmalte dos dentes causada pelos fragmentos de alimentos que ficam na cavidade bucal após as refeições. Esses benefícios são comprometidos quando a goma tem açúcar em sua composição.

Embora estudos realizados apontem benefícios pela mastigação, os profissionais da área da saúde não aconselham o uso de goma de mascar rotineiramente. Regina Amorim Marques, assessora da Área Técnica da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que “o uso de goma de mascar pode ser indicado por ortodontistas quando a pessoa apresenta uma deficiência da musculatura mastigatória ou para adultos que produzem pouca saliva”.

Estudo do NESA (Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente) aponta que os benefícios do uso da goma de mascar vão além de diminuir o atrito com os dentes e agir como um agente de limpeza. O movimento repetitivo da mandíbula aumenta a capacidade cognitiva e a velocidade da mastigação ativando a frequência cardíaca que eleva o bombeamento do sangue.

Essa função aumenta a quantidade de oxigênio e glicose em diversas áreas no cérebro, contribuindo para as atividades de aprendizado e memorização. Esse hábito também contribui para a diminuição de ingestão de guloseimas nos intervalos das refeições. Porém, vale lembrar que não se deve abusar dessa atividade, que pode trazer efeitos negativos.

As pessoas que fazem as refeições fora de casa e não têm ao seu alcance uma escova, podem usar deste recurso, mas não como substituição ao uso da escova. “O importante para manter os dentes limpos e agradáveis é realizar uma boa escovação com creme dental fluoretado e fio dental após as refeições e antes de dormir”, alerta Regina.

Ainda de acordo com a técnica da SMS, pessoas com problemas digestivos como (gastrite, úlcera gástrica, duodenal, refluxo e outros) não devem fazer o uso da goma de mascar. Esse processo da mastigação faz com que o estômago entenda que está sendo ingerido alimento e libera suco gástrico, que pode agravar o quadro clínico do paciente.

Mascar chiclete pode fazer bem em vários aspectos. Mas os praticantes deste hábito devem tomar alguns cuidados na escolha da goma de mascar e não abusar das articulações maxilares. “O uso extensivo de goma de mascar pode causar o incomodo na articulação entre os maxilares”, complementa Regina.