Saúde do Adolescente

Programa de Atenção á Saúde do Adolescente do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus desde 2001 vem atendendo os adolescentes em todos os níveis, isto é, no pronto socorro, na clínica pediátrica, na clínica cirúrgica, na UTI e no ambulatório em todas as suas especialidades.

Além disto, conta com um programa específico dirigido a essa faixa etária, cujas propostas básicas são a promoção, prevenção e recuperação da saúde do adolescente através de atenção integral e multiprofissional, levando em conta as modificações biológicas, psicológicas e sociais que caracterizam esse período de vida.

A equipe que atende os adolescentes é formada por hebiatras (pediatras com área de atuação em adolescência), ginecologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional. Esta equipe mantém estreita relação com as demais especialidades do hospital.

O atendimento é feito através de consultas individuais (sem a presença dos pais), garantindo-se a privacidade e sigilo ao adolescente, existindo, porém, toda uma retaguarda de atenção à família. São realizados atendimentos em grupo para discussão de assuntos relacionados ao crescimento e desenvolvimento na adolescência e ainda grupos de pacientes com doenças crônicas.

A equipe, também fornece subsídios para as outras especialidades no cuidado com adolescentes com doenças crônicas, principalmente, no que diz respeito à orientação de anticoncepcional, à adesão ao tratamento, ao convívio com as limitações e alterações corporais que podem decorrer da própria doença.

Débora Gejer
Chefe do Ambulatório de Especialidades do HMIMJ