Ouvidoria Menino Jesus

A Ouvidoria do Hospital Menino Jesus foi criada em junho de 2002, obedecendo ao decreto da prefeita do município . O serviço faz parte do projeto Acolhimento , que é uma das metas prioritárias da atual gestão.

A Ouvidoria tem como principal função a de servir como canal de comunicação para as manifestações (sugestões , reclamações , críticas,solicitações e elogios ) dos usuários e funcionários do Hospital. As ocorrências são encaminhadas para os responsáveis pelos setores mencionados , para averiguação e resposta , sendo que o retorno obtido dos mesmos é transmitido aos solicitantes , por escrito. Alguns casos podem ter resposta imediata , quando o usuário necessita apenas de orientação sobre algum serviço prestado.

Seria importante esclarecer que a Ouvidoria não tem finalidade de investigar , julgar e/ou resolver as ocorrências dos vários setores , porém o serviço auxilia a Direção na avaliação quali e quantitativa , podendo gerar desta forma correções/adaptações que podem melhorar a qualidade do atendimento.

A Ouvidoria pode também auxiliar no estímulo e valorização do funcionário,pois posibilita que o cliente elogie e/ou agradeça o(s) profissional(nais),o que acreditamos ser gratificante para os envolvidos;por outro lado , para os profissionais que recebem críticas , os mesmos tem a oprtunidade de responde-las ,colocando seu ponto de vista, o que muitas vezes pode propiciar um momento de reflexão para ambas as partes.

Lilian Tais Raphaelian , Mônica Muoio , Pierre Balogh