Qualidade - Compromisso com o Meio Ambiente

HOSPITAL MATERNIDADE ESCOLA DE VILA NOVA CACHOEIRINHA

Programa Ambiente 100% Livre do Tabaco

O HMEC começou a trilhar a luta contra o tabaco em 2004 através de palestras e sinalizações proibitivas do fumo em diversos espaços. Porém foi a partir do ano de 2008 que a política de prevenção e combate ao tabagismo se intensificou.

Desde março, configurou-se uma política institucional clara proibindo o fumo nas dependências internas do hospital e abolição de cinzeiros, além de determinar um sistema de monitoramento e sansões administrativas às eventuais violações.

Em junho houve o engajamento ao Programa tabaco Zero e a partir de agosto a adesão oficial ao Programa, através do acórdão ao Termo de Compromisso para a implantação de ambientes Livres da Fumaça do Tabaco.

O objetivo do programa é implementar ações de prevenção, conscientização e de tratamento envolvendo pacientes, acompanhantes, funcionários, residentes, estagiários, voluntários e prestadores de serviço, e transformar seus “ambientes totalmente livres do tabaco”, proibindo o uso do cigarro em todas as dependências internas.

O Programa de Abordagem Intensiva ao Fumante, nesta primeira fase será para os funcionários e está sendo coordenado pelo Serviço de Saúde do Trabalhador. O tratamento não é somente medicamentoso, envolve abordagens grupais e participação da Medicina Tradicional Chinesa.

No mês de dezembro, conquistamos o Selo Bronze (mobilização para que o ambiente fique livre da fumaça do cigarro) . Em 2009, o objetivo será o selo prata (quando há ambiente livre do tabaco, tratamento de fumantes e fumódromo).

voltar