Qualidade

HOSPITAL MATERNIDADE ESCOLA DE VILA NOVA CACHOEIRINHA

Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Premiações

Compromisso com o meio ambiente


Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

O termo acreditar significa “conceder reputação à, tornar digno de confiança”. Neste sentido, um serviço de saúde, ao se tornar acreditado, adquire o status de ser uma instituição que inspira ou merece confiança da sua comunidade. Assim, alinhando-se à diretriz institucional de qualidade assistencial e formação de recursos humanos, em 2001 foi criada a Assessoria de Qualidade e Acreditação Hospitalar, visando implantar projetos de humanização e qualidade e obtenção de certificações hospitalares. Em 2005, acresceu-se a esta Assessoria processos de credenciamento especializado junto ao SUS.

seloCQH

voltar


ABRINQ

Concedido pela Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer iniciativas da sociedade civil (empresas e organizações sociais) na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos das crianças.

Em 1991 o HMEC, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Escola do Quero-Quero (que atende em São Paulo crianças com dificuldades de aprendizagem ou de coordenação motora), e os escritores Julio Gouveia (in memoriam) e Tatiana Belinky foram os ganhadores do prêmio.

abrinq

voltar


CREMESP - Saúde da Mulher 2002

Em março de 2002 o hospital alcançou o reconhecimento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo com o Prêmio CREMESP Saúde da Mulher por ter se destacado no compromisso com o melhor atendimento à saúde da mulher e com as condições de trabalho dos profissionais envolvidos, tendo como resultado um impacto positivo no atendimento da população feminina.

saudemulher

voltar


Hospital Amigo da Criança

 

No final de 2002, após intensivos treinamentos visando à mudança das rotinas assistenciais e da cultura institucional, o HMEC passou por avaliação rigorosa do Ministério da Saúde, obtendo o credenciamento internacionalmente reconhecido de HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, primeiro a obter esse título na rede pública municipal da cidade de São Paulo.

O QUE É A INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA – IHAC?

É um esforço mundial, patrocinado pela OMS e pelo UNICEF, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, mediante a adoção, por todas as unidades de saúde com serviço de maternidade e de assistência ao recém-nascido, dos Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno.

Esta iniciativa vai de encontro à qualidade assistencial, à formação de recursos humanos, à humanização do atendimento.

Esta Maternidade-Escola serve como referência para a cidade como um todo, pois ministra rotineiramente o treinamento de 18 horas MANEJO E PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO, obrigatório para todos os funcionários e que tornou-se curricular para os médicos residentes desde 2001, contribuindo para que os profissionais desta casa façam uma orientação dedicada e primorosa no quesito amamentação e em todos os outros que impliquem na qualidade do atendimento técnico e humano prestado às mulheres e seus bebês. Além disso, esses cursos são abertos para outras instituições de saúde, abrangendo mais de 2.000 profissionais treinados em 35 turmas realizadas.

Os "DEZ PASSOS PARA O ALEITAMENTO MATERNO BEM SUCEDIDO" preconizados pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança constituem-se instrumentos vitais para garantir um bom início de vida para os bebês e uma boa experiência para suas mães.

DEZ PASSOS PARA O INCENTIVO DO ALEITAMENTO MATERNO:

  1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno que deveria ser rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.

  2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma

  3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento

  4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento

  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos

  6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico

  7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia

  8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda

  9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio

  10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório

hospitalamigocrianca

voltar


Método Canguru

 

O Método Mãe Canguru é um tipo de humanização e assistência Neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.

Após intenso envolvimento dos funcionários da Unidade Neonatal, das diretorias e gerências, a Maternidade foi premiada e reconhecida pela Fundação Orsa, BNDES e Ministério da Saúde pela aplicação integral da Assistência Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso – Método Mãe Canguru, o que inclui a Humanização da Unidade Neonatal, um Alojamento Conjunto especial e um Ambulatório de seguimento aos bebês prematuros.

Em 2004 o HMEC foi habilitado como Centro de Capacitação para a Método Canguru, sendo o único da rede pública do município de São Paulo a ter essa habilitação, tendo capacitado 15 hospitais públicos para a implantação do método, até o momento com seis treinamentos para nível universitário e outros dois para auxiliares de enfermagem.

canguru

voltar


 

Top Hospitalar

Em dezembro de 2005 o HMEC participou do evento de entrega do prêmio Top Hospitalar 2005 pela It Mídia e revista Fornecedores Hospitalares. Foram premiadas 119 marcas e 13 categorias especiais.

O HMEVNC concorreu na categoria Maternidade do Ano, com o Hospital e Maternidade Santa Catarina e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

TOP HOSPITALAR - O prêmio é uma realização da It Mídia e revista Fornecedores Hospitalares e tem como objetivo estimular o desenvolvimento do mercado hospitalar brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento do setor, seja ele representado por fornecedores ou prestadores de serviços.

O prêmio TOP HOSPITALAR identifica e valoriza as marcas que investem constantemente em qualidade e melhoria da gestão.

Na categoria Maternidade do Ano os critérios avaliados foram: Investimento, Expansão, Empenho para conquista de selos de qualidade, Equilíbrio e crescimento Financeiro, Qualidade de atendimento e gestão e Inovação Tecnológica.

voltar


 

Compromisso com o Meio Ambiente

voltar