Serviços

HOSPITAL MATERNIDADE ESCOLA DE VILA NOVA CACHOEIRINHA

A Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha possui diversos postos de Assistência, conheça abaixo os serviços oferecidos aos pacientes:

Ambulatório de Especialidades

Medicina Tradicional Chinesa

Pronto Socorro

Alojamento Conjunto

Casa da Gestante

Ginecologia

Neonatologia e Banco de Leite Humano

Unidade de Terapia Intensiva

Exames


Ambulatório de Especialidades

O Ambulatório do HMEC atende as seguintes especialidades: Pré-Natal de Alto Risco; Ginecologia; Oncologia Clínica, Pélvica e Mamária; Clínica Médica; Medicina Tradicional Chinesa; Cirurgia Plástica Reconstrutiva; Neonatologia; Neuro-pediatria; Cardiologia Pediátrica; Sexologia; Enfermagem; Dietoterapia; Psicologia; Serviço Social; Fisioterapia; Psiquiatria e Farmácia.

Em fase de implantação: Medicina Fetal, Reprodução Humana, Climatério e Uroginecologia.

O atendimento é multiprofissional e realizado por um grupo de profissionais formado por médicos, médicos residentes, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos.

ae

voltar


Medicina Tradicional Chinesa

Desde 1999 o HMEC possui um ambulatório de Acupuntura, atendendo à demanda que necessita de intervenções especiais adicionais à medicina convencional. Disponibiliza também a prática da meditação, Tai Chi Pai Lin e práticas corporais.

Em 2003, a Maternidade tornou-se um pólo de difusão para treinamento e formação do pessoal da rede de saúde nas áreas de Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Práticas Corporais e Meditação.

Atualmente possui 4 médicos acupuntores e atende cerca de 600 pacientes/mês, com demanda crescente. Além das consultas previamente agendadas, tem um pronto atendimento para pacientes com dor e patologias de emergência como síndrome do pânico e hipertensão.

Tem apresentado bons resultados no tratamento da hipertensão arterial, diabetes mellitus, depressão, fibromialgia, climatério, epilepsia, etc.

Realiza em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas/Saúde do Trabalhador, o Grupo de Hipertensão aberto a funcionários e prestadores de serviços.

ae

Assista aqui reportagens sobre a Medicina Tradicional Chinesa

voltar


Unidade de Primeiro Atendimento
(Pronto Socorro Obstétrico)

A Unidade de Primeiro Atendimento atende toda a demanda espontânea de Pronto Socorro nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia. Possui três salas de atendimento, uma sala para cardiotocografia (método para avaliação de vitalidade fetal), serviço de ultra-sonografia específico 24 horas por dia, assim como acesso a laboratório e radiologia.

Com funcionamento 24 horas, realiza, em média, 58.500 consultas por ano, incluindo remoções para outros serviços de apoio.

Desde 2002, conta com equipe própria de plantonistas médicos e de enfermagem, além da aquisição de equipamentos para um melhor atendimento.

ae

voltar


Alojamento Conjunto

Destina-se à acomodação de puérperas juntamente com seus bebês. Com a assistência de uma equipe multiprofissional, as usuárias obtêm todos os cuidados e orientações necessários para a manutenção da sua saúde e do recém–nascido, mesmo após a alta hospitalar.

A alta taxa de ocupação e a grande rotatividade de pacientes dessa enfermaria, composta por cinqüenta leitos, assim como a complexidade no atendimento de dois tipos distintos de pacientes, adultos e recém-nascidos, exige toda uma logística organizacional a fim de que os setores envolvidos trabalhem com agilidade e eficiência.

Por meio da educação continuada, os funcionários recebem treinamentos e atualizações necessárias ao bom desempenho de suas atividades. Hoje , após reforma e aquisição de equipamentos, a unidade funciona com toda a sua capacidade. Possui equipe interdisciplinar própria – médicos obstetras e neonatologistas, equipe de enfermagem, assistente social, psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga - que atende diariamente as pacientes.

ae

voltar


Casa da Gestante

Inaugurada em 1980, a CGAR (Casa da Gestante de Alto Risco) é destinada a atender gestantes de alto risco obstétrico (hipertensão, crescimento intra-uterino restrito, trabalho de parto prematuro, rotura prematura de membranas e diabetes mellitus), que em algum momento da gestação, necessitem de controles especiais e de um acompanhamento mais rigoroso, executado por equipes multiprofissionais especializadas.

Possui 20 leitos distribuídos em 5 enfermarias, sala para exame, sala de estar - com televisão, dvd, sofás, livros e revistas para leitura - copa, refeitório e ambiente onde as pacientes recebem visitas.

A equipe assistencial é composta por médicos especialistas, médicos residentes de obstetrícia, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicóloga e nutricionista, que trabalham de forma integrada. Além do atendimento de cada área, são desenvolvidas diversas atividades com as pacientes, de caráter informativo e terapêutico, para diminuir a ansiedade decorrente da patologia gestacional, da internação e da separação de seus familiares.

casa

voltar


Ginecologia

O setor compreende a enfermaria Ginecológica e o isolamento para pacientes com quadros infecciosos. São atendidos casos oncológicos e patologias mamárias. O atendimento é feito por equipe multiprofissional formada por ginecologistas, cirurgiões e clínicos gerais, médicos residentes, enfermagem especializada, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas entre outros, que atuam de forma integrada.

ginecologia

voltar


Neonatologia

A Unidade Neonatal do HMEC é um setor de internação altamente especializado no atendimento ao Recém Nascido de alto risco, com peso inferior a 2000 gramas, distúrbios respiratórios, quadros suspeitos ou confirmados de infecção neonatal, mal formações e etc.

O trabalho é realizado por equipe interdisciplinar com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogas.

neonatologia

voltar


Banco de Leite Humano

É um grande aliado do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno e responsável pela manutenção das práticas que levaram à obtenção do primeiro título de Hospital Amigo da Criança para um hospital público municipal em São Paulo. Também é fundamental para o suporte ao Método Mãe-Canguru, orientando sobre a importância da ordenha, processando a mesma e sanando as dúvidas das mães e familiares.

O BLH processa a seleção e classificação do leite ordenhado, pasteurizando o leite considerado adequado, para posterior oferta aos bebês internados na Unidade Neonatal.

Orienta e esclarece dúvidas das mães e profissionais da maternidade. Atende às solicitações de ajuda dos setores e apóia as equipes da Unidade Neonatal e do Alojamento Conjunto. Em Abril/2003, o serviço passou a aceitar doadoras externas.

bcoleite

voltar


UTI - Adultos

A Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) para adultos foi inaugurada em 24 de Junho de 2008 pelo Prefeito Gilberto Kassab.

A UTI veio atender as necessidades desta Maternidade que acolhe gestantes de alto risco e realiza procedimentos cirúrgicos ginecológicos como parte do programa de atendimento à saúde da mulher.

A UTI foi inaugurada com 7 leitos, sendo 1 leito de isolamento. Ela já está em funcionamento atendendo aos casos internos do Hospital e aguarda o seu credenciamento assim que estiver com o seu quadro de recursos humanos completo.

uti

voltar


Unidade de Diagnóstico por Imagem

O Diagnóstico por Imagem é composto pelas áreas de Ultra-sonografia e Radiologia.

Possui uma equipe bastante especializada, que realiza exames em ambulatórios específicos, tais como: medicina fetal, ultra-sonografia intervencionista em diagnóstico de mastologia com punções e biopsias percutâneas, ecocardiografia em recém-nascidos, exames de fontanela e articulações (ombro e quadril) na Unidade Neonatal e atendimento 24 horas dos médicos plantonistas à Unidade de Primeiro Atendimento.

A parceria com as Unidades Básicas de Saúde está estabelecida e o HMEC é referência para a Coordenadoria de Saúde da Zona Norte do município em Medicina Fetal e Imagenologia Intervencionista para diagnóstico das patologias de mama.

exame

voltar