Campanha Doe Sangue, Salve uma Vida

Aceite este Convite

Em busca do aumento de doadores, o Banco de Sangue do HSPM realiza campanha de conscientização que visa o aumento de doações de sangue além da fidelização de seus clientes. O primeiro passo é procurar eliminar as crendices acerca da coleta e transfusão do sangue, 'medo de agulha', a doação é a principal maneira de fazer com que todos percebam que esta é uma atitude em prol da vida, em que é possível podermos exercer nossa cidadania. O Banco de Sangue do HSPM passou por mudanças nas estruturas físicas, adequando-se às necessidades técnicas, além de compras dos novos mobiliários, 2010, aliança perfeita para proporcionar maior conforto aos usuários, clientes e profissionais. Toda reforma foi custeada pela COLSAN (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), responsável pela administração dos serviços de Hemoterapia do Hospital. Uma das maiores dificuldades encontradas no serviço de captação do HSPM, segundo o Coordenador do Serviço de Hemoterapia, Dr. Fernando Bragança de Oliveira, é a variação do número de doações em certos períodos do ano. Em época de festas de fim de ano, férias escolares e Carnaval, em média a redução é de quase 50% do coletado mensalmente, explica ainda que possivelmente isso se deva a redução das agendas do maior público usuário, os professores da rede municipal, outro possível fator é a redução natural dos números de cirurgias. A capacidade média diária é de 50 doadores, de segunda a sábado exceto feriados das 8h às 13h.

ATENÇÃO: Para mais informações ligue (11) 3277-5303 ou compareça ao 4º andar. Salientamos a necessidade de comunicar previamente à sua chefia imediata para ter o direito a 24h de descanso pós doação.

Para doar sangue você deve:

  • Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 67 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
  • Pesar acima de 50kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

 

* Obs.: Os doadores menores de 18 anos acompanhados pelo responsável legal devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório. O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta ou através do site www.colsan.org.br.
** De acordo com a Portaria MS nº 1.353 de 13.06.2011 - DOU 1 de 14.06.2011