Cirurgia cardíaca no HSPM

Primeira cirurgia cardíaca no HSPM foi um sucesso

 

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizou um curso com duração de uma semana, entre os dias 03 e 07 de outubro, com o objetivo de criar uma estrutura para implantação do serviço de cirurgia cardíaca, a fim de estabelecer e firmar os conceitos básicos que envolvem todo esse processo das cirurgias que começarão a serem realizadas no HSPM.

A equipe que realizará as cirurgias é composta por três médicos cardiologistas cirurgiões do HSPM, Vicente Ávila Neto, Luiz Gonzaga Granja e o coordenador de cirurgias cardiovasculares, Andre Luiz Mendes Martins, também responsáveis pela elaboração do curso.

O curso tem como tema “a formação do heart time”, que significa a formação do time do coração, pois o propósito é que todos os profissionais que estão de alguma forma inseridos no histórico do paciente até o dia da cirurgia cardíaca, possam entender como devem atuar para o benefício de todos os envolvidos no processo.

Ao todo foram 16 apresentações durante o curso, sendo 14% sobre o histórico de cirurgias no HSPM e o restante sobre cuidados para a realização de uma cirurgia de alta complexidade como a cirurgia cardíaca. É importante ressaltar que nada disso seria possível sem o trabalho realizado pela superintendente do HSPM, Regina Lucia Pedro Athie, que se dedicou na busca pela conquista da implantação das cirurgias cardíacas no hospital.

Quanto às expectativas para a implantação das cirurgias o médico coordenador das cirurgias cardíacas no HSPM, Andre Luiz Mendes Martins, comentou, “Eu espero que a gente consiga consolidar esse passo, para que haja ainda mais ganhos para o hospital em questão de complexidade e amadurecimento, para proporcionar ao paciente o tratamento ideal, tanto nas doenças cardíacas, como nas doenças coronarianas e outras patologias, tendo em vista que 30% de pessoas morrem de infarto hoje no país até mesmo um número maior em relação ao câncer.”


Primeira cirurgia cardíaca no HSPM foi um sucesso
Na segunda-feira, 10/10, aconteceu a primeira cirurgia cardíaca no HSPM e após dois dias da cirurgia de revascularização do miocárdio o aposentado de 66 anos, Domingos Bolaños Ferreira, já exibia uma ótima recuperação ao andar pelos corredores do HSPM.

Domingos sofreu um enfarto no dia 08 de junho desse ano e no dia 21 do mesmo mês teve que fazer um cateterismo, em vista desse histórico ele estava em primeiro lugar na lista de espera para a realização da cirurgia, no entanto, como é de se esperar ele estava um pouco temeroso, levando em conta os riscos que envolvem uma cirurgia tão delicada. Mas contou o que o encorajou, “O Dr.André me passou tanta confiança que eu criei coragem, isso foi muito importante para que eu fizesse a cirurgia”.