II Jornada Interdisciplinar de Odontologia apresenta trabalhos e pesquisas de profissionais do HSPM

Evento ofereceu oportunidades para a troca de saberes entre as especialidades odontológicas, com ênfase às que são realizadas no hospital e nos serviços públicos

 

Por Simone Alves Cordeiro

Nos dias 3 e 4 de novembro aconteceu a II Jornada Interdisciplinar de Odontologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), organizada pela coordenação do Serviço Técnico de Saúde Bucal, que tem à frente o cirurgião dentista Ary de Held Filho. O evento contou com uma programação repleta de conhecimento e novidades para os profissionais que assistiram às palestras.

A primeira palestra foi realizada pela especialista em Odontopediatria e Odontologia Intensiva, Cláudia Monteiro dos Santos de Souza, que falou sobre o padrão de higiene bucal que realiza nas UT’Is do HSPM. “Esse é um novo campo de trabalho pra mostrar para os nossos colegas - embora já esteja acontecendo em outros hospitais da rede privada - que nós atuamos nas UTIs, supervisionamos os leitos e auxiliamos nas necessidades que cada paciente apresenta. Realizamos a higiene bucal com o máximo de cuidado, devido às bactérias que existem no local”.

Mirtes Helena M. da Silva Dias, odontologista do HSPM, ministrou palestra sobre Doença de Alzheimer nos consultórios odontológicos. Ela apresentou dados de uma pesquisa que realizou no trabalho domiciliar com atendimento a pacientes com essa doença. “Independente do estágio da doença (Alzheimer) em que o paciente esteja, eu trato sempre como se ele ainda tivesse algum nível de consciência, procuro falar passo a passo os procedimentos que irei fazer”, disse.

Maria Isabel Izar Boni, da equipe da Clínica de Odontobebê do HSPM, falou sobre o perfil clínico e psicossocial do setor.

Ao final da Jornada, Ary de Held Filho fez um balanço do evento. “Eu acho que a gente atingiu o nosso alvo. O número de pessoas presentes me surpreendeu e as palestras também foram muito interessantes, fazendo os profissionais que estão aqui conhecerem os trabalhos que são realizados pelos seus colegas”.