07/12/2011 17h45

Share

Sala de Meditação

Destinada às práticas das Terapias Complementares

 

Estas práticas visam auxiliar o tratamento médico clássico oferecendo alternativas às pessoas de forma integral.

Em todos estes anos em que o trabalho da Sala de Meditação foi desenvolvido nunca paramos para pensar onde iríamos chegar, simplesmente fizemos o que era possível naquele momento dentro daquilo que acreditávamos e hoje olhando para trás entendemos que nada foi por acaso. O tempo é um fator surpreendente, às vezes precisamos ter a sabedoria de esperar que os frutos amadureçam para então podermos saboreá-los.
 

CLIQUE AQUI e acesse a programação

 

Conheça um pouco da história da Sala de Meditação!

Em junho de 1999 o Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM inaugura a Sala de Meditação, inicialmente destinada à atender a demanda contida no ambulatório de acupuntura através das práticas físicas da Medicina Tradicional Chinesa - MTC.

A Meditação, então uma prática pouco divulgada no Brasil, mas de comprovação e reconhecimento internacional, tornou-se disponível como mais uma opção terapêutica para manutenção da saúde. Naquela época as práticas eram dirigidas pelo médicos do ambulatório de Acupuntura,  muitos foram os pacientes que se beneficiaram desta técnica, trazendo o resultado esperado.

O espaço deu tão certo que virou um ponto de referência e projetou o HSPM na opinião pública como o 1º Hospital público do Brasil a ter uma Sala de Meditação. Estava plantada a semente do atendimento integral à saúde de forma humanizada, valorizando as práticas meditativas.

Nos anos que se seguiram surgiram outros grupos interessados a compartilhar o espaço e a proposta e assim o trabalho continuou.

Em 2005 o HSPM lançou um programa de Qualidade de Vida que utilizava outra prática física da MTC que era o Lien Ch'i e à partir de 2006 a administração, entendendo o compromisso com o atendimento integral a saúde, e a importância das terapias complementares, abriu espaço para diversificar as opções terapêuticas, ampliando sua atuação na comunidade integrando ainda mais a visão holística do tratamento à saúde.

Hoje a "Sala de Meditação", comporta uma diversificada gama de propostas terapêuticas oferecidas à todos que procuram o HSPM, sejam pacientes internados ou não internados, acompanhantes, funcionários, voluntários e ao público em geral.

As atividades disponíveis são: Arte Mahikari, Cura das Atitudes, Dança Circular, Mãos Sem Fronteiras, Reflexologia, Meditação, Reiki, Sekai Tai Chi, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Yoga e Dança do Ventre.

Conheça cada uma delas:

 

Prática espiritualista que através da Luz Espiritual - Energia Cósmica, emitida pela palma da mão, elimina as essências tóxicas, espiritual, mental e física, adquirindo de modo natural a saúde, harmonia e prosperidade.

Visa a conquista e manutenção da paz interior, através da reeducação dos nossos pensamentos e emoções, ajudando-nos a vencer as atitudes de conflito, medo e separação que comumente dominam nossas vidas.

Dançando, nosso corpo se expressa através do movimento e aquieta a mente. A alegria brota naturalmente e o movimento simples e repetido aproxima as pessoas, promovendo uma integração física, mental, emocional e espiritual.
 

A escuta compassiva que é exercida é um espaço para aqueles que necessitam de alguém que os escute em um momento de aflição, de desabafo, de reflexão e de busca de compreensão da própria situação existencial.
 

É um método de canalização de energia espiritual (luz divina), através da imposição de mãos, para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia. Por pensamentos, palavras e ações o homem acumula impurezas em seu corpo e em seu espírito, fazendo com que doenças, conflitos e dificuldades aumentem. O Johrei purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original.
 

Lian Gong significa forjar o corpo com dedicação ao longo do tempo. São exercícios para a saúde, prevenindo e tratando dores com movimentos leves e sincronizados com a respiração, para quem deseja deixar o sedentarismo e iniciar atividade física, além dos exercícios trazerem bem-estar e equilíbrio.
 

É uma técnica que faz parte das disciplinas bionaturais complementares à medicina clássica. Através do uso consciente das mãos, promove-se a estimulação neural que fortalece os sistemas nervoso, imunológico e sanguíneo beneficiando as condições de stress e outros estados emocinais alterados.
 

A massagem em geral visa o equilíbrio psico/físico/energético, alivia o estresse, aumenta a circulação sanguínea e linfática e drena as toxinas para ter uma recuperação muscular mais rápida. É uma forma de tratamento extremamente segura e inofensiva e pode ser tratada de forma complementar a medicina alopata, obtendo bons resultados.
 

É uma técnica para cultivar a disciplina mental e uma atitude de equilíbrio diante das situações da vida. Segundo seus praticantes, há mais clareza mental, objetividade, paciência e compreensão,além de ajudar na saúde física.

Baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo que quando estimulados ativam os poderes inatos de cura. Ao estimulá-los, reduz-se a tensão e melhora-se a irrigação sanguínea.

É uma das formas mais antigas de terapia que baseada em toques suaves em pontos de acúmulo de energias negativas, desfaz bloqueios de canais elétricos do corpo, promove intenso relaxamento neurológico e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, promove relaxamento neurológico e fortalece o sistema imunológico.

É um sistema integral de saúde física, psicológica e mental, assim como um sistema de auto ajuda para o desenvolvimento da concentração, equilíbrio emocional, fortalecimento das habilidades físicas e discernimento para as corretas relações humanas. O Tai Chi Chuan da Família Yang tem características especiais, sendo adequado a pessoas de todas as idades e comprova seus benefícios atualmente através de pesquisas científicas realizadas em todo mundo.

O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior em conjunto com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
 

--------------

Observação: Todas as atividades da Sala de Meditação são gratuitas e abertas ao público em geral

Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60 - Liberdade
A Sala de Meditação localiza-se no 9º andar - Sala 17