Em busca de efetivar-se como Hospital 100% livre do tabaco, HSPM apresenta seu projeto em Conferência Produção Mais Limpa

Carlos D’urso, Magali Pedro, Solange Amaral, Heloísa Poser, Fernanda de Julio e Cláudia Pires

 

Aconteceu no dia 27 de maio, a 13º Conferencia Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, com o tema “Aquecimento Global: de sua casa para o seu planeta”. O objetivo da conferência é estimular a melhoria contínua nas áreas de meio ambiente e saúde pública no Município de São Paulo, visando à qualidade de vida do cidadão.

 

O Hospital do Servidor Público Municipal que apoia esta conferência há alguns anos, esteve presente, apresentando mais um projeto sustentável: “O HSPM Livre do Tabaco e da Poluição Ambiental” e contou com a participação da Eng.ª Fernanda Julio B. Campos.

 

O projeto abordou questões sobre o Tabagismo, de como acontece a poluição do Meio Ambiente e os impactos ambientais e sociais causados pela produção do cigarro. O HSPM mostrou como atua contribuindo com a preservação do Meio Ambiente, apresentando seu Programa de Atenção ao Tabagismo, desenvolvido pelo núcleo “HSPM Livre do Tabaco”, criado há um ano. Este Núcleo tem como um de seus objetivos o acompanhamento multidisciplinar ao tabagista e é composto por profissionais de diversas áreas do hospital que aderiram voluntariamente ao projeto, atuando desde o início de 2014 com funcionários que desejam parar de fumar.

 

A coordenadora do Núcleo, Dra Cláudia Marques destaca a importância do trabalho do grupo terapêutico: “Parar de fumar não é uma tarefa fácil, por isso mesmo o respeito e a atenção especial àquele que assim o deseja, sendo este o principal objetivo do grupo, com o apoio e colaboração de todos”, diz. Ela destaca ainda a importância da exposição desse projeto na Conferência: “Mostrar o impacto do fumo ao meio ambiente e conscientização do fumante a essa questão, sobretudo em ambiente envolvido diretamente com a saúde das pessoas!”.