Em busca de ser um Hospital sustentável, HSPM apresenta seus resultados em conferência

Hospital expõe projeto de reuso de água e se destaca em salão de exposições

 Aconteceu no último dia 04 de outubro, a 12º Conferencia Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas. Com o tema “Por uma cidade mais sustentável”, o evento trouxe em sua programação três painéis que contaram com a presença de especialistas da iniciativa privada, terceiro setor, academia e governo estadual.

O HSPM esteve presente no evento não só para apoiar, mas também participando. Este ano foi destaque mais vez com a exposição de um projeto de reuso de água que já é utilizado pelo hospital, desenvolvido pela equipe de engenharia do HSPM. O sistema consiste em reutilização da água resultante do derretimento do gelo que se acumula nos tanques de oxigênio e nitrogênio, criou-se então um sistema que direciona as águas para uma grelha de captação e as enviam para um depósito subterrâneo, que é bombeada para outras duas caixas d’água superiores, quando são armazenadas para fazerem o mesmo ciclo novamente.

Além do sistema de reuso de água, o HSPM também divulgou seu programa de coleta e descarte de papel e papelão e ainda os resultados da implantação do modelo TBL (Triple Bottom Line), conceito mais recente sobre a sustentabilidade e mais amplo que seu original. Os gráficos comparativos mostram que esse investimento, além de trazer benefícios ao meio ambiente, também está trazendo lucro ao hospital.

Fotos: Oswaldo Meireles