Ações e Programas

Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas.

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando as metas e objetivos da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas as finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso. 

A LDO, prevista no art. 165, II da Constituição Federal, é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pelo período de um ano.

Nesse sentido, possibilita a realização das despesas de capital para o exercício seguinte, concretizando o Plano Plurianual (PPA), ou seja, a LDO confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA.

Acesse o Conteúdo da LDO.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

Acesse o Conteúdo do PPA 2022-2025.

Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e forma de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Acesse o Conteúdo da LOA.

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas na página da Secretaria Municipal da Fazenda.
 

ORÇAMENTO 2024**
Orçado Atualizado Contingenciado Empenhado Liquidado
471.405.442,00 504.226.750,90 0,00 74.802.492,77 37.083.652,41

 

ORÇAMENTO 2023*
Orçado
Atualizado
Contingenciado
Empenhado
Liquidado
431.206.143,00 486.472.312,47 0 45.138.349,23 58.314.180,15


 

ORÇAMENTO 2022*
Orçado
Atualizado
Contingenciado
Empenhado
Liquidado
R$ 384.544.795,00 424.004.728,26 200.000,00 417.257.291,71 394.454.610,64


 

ORÇAMENTO 2021*
Orçado Atualizado Contingenciado Empenhado
Liquidado
R$ 339.796.349,00 R$ 355.117.135,60 R$ 5.000,00 R$ 343.271.083,07 R$ 323.419.662,82

     

ORÇAMENTO 2020*
Orçado Atualizado Contingenciado Empenhado Liquidado
R$ 443.416.951,00 R$ 461.267.677,02 R$ 113.635.036,00 R$ 329.834.479,03 R$ 320.281.169,06

   

ORÇAMENTO 2019*
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 327.354.569,00 R$ 322.058.273,20 R$ 317.018.449,70 R$ 293.146.569,09

   

ORÇAMENTO 2018*
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 318.246.466,00 R$ 317.743.823,00 R$ 294.839.361,55 R$ 284.508.912,70

  

ORÇAMENTO 2017*
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 308.848.595,00 R$ 308.998.595,00 R$ 285.896.334,15 R$ 275.269.814,99

  

ORÇAMENTO 2016*
Orçado
Atualizado
Empenhado
Liquidado
R$ 309.060.585,00 R$ 309.285.524,58 R$ 297.324.646,92 R$ 288.273.255,61

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


* Informação atualizada ao final de cada ano 
** Informações atualizadas até 31/03/2024 (a atualização ocorre sempre no último dia de cada mês).
Fonte: Sistema Orçamentário e Financeiro (SOF)
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).

*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Hospital do Servidor Público Municipal".

Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência.


Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:

Programa de Metas 2021 - 2024

Acesse - Programa de Metas Completo


No Programa de Metas 2021-2024 (versão inicial), as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), acompanham o Plano Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde:


REFERÊNCIA AO PROGRAMA DE METAS

 

Meta 4 - SP Justa e Inclusiva
Secretaria Responsável: Secretaria Muncipal da Saúde

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Garantir à população atendimento integral em saúde, ampliando a cobertura territorial dos serviços e considerando as especificidades do público atendido por gênero e raça.

INDICADOR:
Número equipamentos de saúde reformados e/ou reequipados.

INICIATIVAS:
a. Reformar 180 equipamentos de saúde;
b. Reequipar 120 equipamentos de saúde;
c. Promover reformas em sete Hospitais Municipais.
 

REFERÊNCIA  AO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE:

Acesse - Plano Municipal de Saúde Completo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/plano_municipal_de_saude_2021_240822_versao_site.pdf

 DIRETRIZ   2 Aprimorar o acesso à saúde com o fortalecimento das redes de atenção à saúde.
OBJETIVO  22 

Ampliar a rede de atenção à saúde através da qualificação e adequação da estrutura assistencial,de acordo com a necessidade do território.

 

META Nº 6: Reformar o Hospital do Servidor Público Municipal

INDICADOR DA META
Descrição: número de equipamentos reformados
Forma de cálculo: número de equipamentos reformados
Fonte: PMSP/HSPM; Obras.gov

Subfunções orçamentárias relacionadas: 302 - Assistência Hospitalar e Ambulatorial
Programa PPA: 3026 - Ações e serviços da saúde em Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência

VINCULAÇÃO COM DEMAIS PACTUAÇÕES
Programa de Metas: Meta 4 - Reformar e/ou reequipar 300 equipamentos de saúde no município
ODS: ODS 3 - Saúde e Bem-estar

DIRETRIZ 3 Fortalecer a gestão do SUS, com o aprimoramento da gestão da informação e do modelo de gestão em saúde.
OBJETIVO 10 Aprimorar a qualidade da Gestão Hospitalar dos Hospitais Municipais


META Nº 2: Implantação e Implementação da Metodologia CQH na Gestão Hospitalar

INDICADOR DA META
Descrição:
Número de hospitais com metodologia implementada
Forma de cálculo:
Número de hospitais com metodologia implementada
Fonte: PMSP/ HSPM

VINCULAÇÃO COM DEMAIS PACTUAÇÕES
Programa de Metas: Não possui vinculação
ODS: ODS 3 - Saúde e Bem-estar
 

>> Programa de Integridade e Boas Práticas PIBP <<


O Programa de Integridade e Boas Práticas é um instrumento de gestão estratégica, por meio da utilização de metodologia sistematizada de forma a gerenciar e tratar possíveis riscos de determinada instituição.

Conforme o Decreto 59 496 2020 e a Portaria CGM 117/2020 de 14 de agosto de 2020 os órgãos ou entidades da administração pública deverão instituir programas de integridade em suas organizações, estruturadas nos seguintes eixos:

• I - Comprometimento e apoio da alta administração
• II - Existência de unidade responsável pela implementação no órgão ou unidade
• III - Análise, avaliação e gestão de riscos associados ao tema da Integridade
• IV - Monitoramento contínuo dos atributos do Programa de Integridade

Saiba mais sobre Programa de Integridade e Boas Práticas.

>> O Hospital do Servidor Público Municipal ainda não aprovou Plano de Integridade e Boas Práticas, de acordo com a Portaria CGM 117/2020. <<