logo da secretaria da saúde

Producao e Rede Assistencial

CEInfo - Coordenação de Epidemiologia e Informação

logoGIA

 

  Produção de Serviços   |  Procedimentos Ambulatoriais   |  Internações Hospitalares

Estabelecimentos de Saúde   |  Saúde da Família

Rede Assistencial   |  TabNet   |  Links   |  Contato

 

  

Produção de Serviços

Dentre os instrumentos necessários à gerência do sistema de saúde, a informação assistencial é insumo de grande importância na medida em que é adequada para fortalecer o processo de tomada de decisões, próprio daqueles que planejam, administram, medem e avaliam os serviços de saúde.

Aqui estão disponíveis informações sobre assistência à saúde, os cadastros das rede assistencial, ambulatorial e hospitalar e os estabelecimentos de saúde da SMS.

 

  • Procedimentos Ambulatoriais (SIA)
    Estão disponíveis os dados sobre atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, que são registrados no Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) no nível dos estabelecimentos de saúde para alimentação do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA). O conteúdo se refere à produção processada pela SMS - São Paulo.

    Topo


     
  • Internações Hospitalares (SIH)
    Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS, disseminados pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. As unidades hospitalares participantes do SUS (públicas ou particulares contratadas/conveniadas) registram as informações das internações efetuadas por meio da AIH - Autorização de Internação Hospitalar. É possível acessar informações sobre causas de internação, procedimentos realizados mensalmente e duração das hospitalizações, entre outras.

    Topo

  • Estabelecimentos de saúde

    Dispõe de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES – processados pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS, possibilitando conhecer a estrutura dos estabelecimentos de saúde, os serviços, recursos físicos e equipamentos disponíveis. O conhecimento destes itens é essencial para avaliação da capacidade operacional visando subsidiar o planejamento.

    • Estabelecimentos - Disponibiliza dados de tipologia de estabelecimento e atendimento com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população, vinculação administrativa, tipo de prestador de serviço (público, privado, etc), identifica a qual gestor o estabelecimento tem contrato/convênio, e que é responsável pelo cadastro, programação, autorização e pagamento dos serviços prestados SUS.

    • Leitos e Equipamentos - Apresenta o quantitativo de recursos físicos instalados nos estabelecimentos de saúde contidos no CNES. Consideram-se como recursos físicos as instalações para atendimento, tais como salas, consultórios, leitos e equipamentos.

      • A opção Equipamentos mostra a quantidade de equipamentos existentes, disponíveis para o SUS e em uso, por tipo. Os equipamentos são classificados por categorias: Diagnóstico por imagem, Infraestrutura, Métodos Ópticos, Métodos Gráficos, Manutenção da vida, Odontologia e outros.

      • Pode-se obter o quantitativo de Leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, hospital dia e outras especialidades, na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS.

    • Serviços - são codificados de acordo com o conjunto de ações realizadas: por atendimento individual, coletivo, serviços de apoio de diagnose e terapia ou programas; por especialidade ou estão vinculadas a habilitações especiais ou políticas específicas. Cada serviço está classificado de acordo com a complexidade ou outra especificação que identifique mais precisamente o que é ofertado no serviço.

    • Vínculos Profissionais - Apresenta o quantitativo de vínculos cadastrados no CNES. Se um mesmo profissional possuir dois ou mais vínculos, seja em uma mesma instituição ou em estabelecimentos distintos, é contabilizado mais de uma vez.

    Topo

  • Saúde da Família
    O Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB visa o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF.
    Ele possibilita a produção de relatórios auxiliando as equipes, as unidades básicas de saúde às quais estão ligadas e os gestores a acompanhar o trabalho e avaliar a sua qualidade.
    Os relatórios que o SIAB emite permitem conhecer a realidade sócio sanitária da população acompanhada, assim como avaliar a adequação dos serviços de saúde buscando melhorar a qualidade dos mesmos.

Topo

 Rede Assistencial

Estão disponíveis informações sobre a localização e mapeamento dos estabelecimentos de saúde, distribuição geográfica e administrativa, quantitativo de estabelecimentos por tipologia assistencial.

Veja como está estruturada a rede assistencial da SMS

 Topo

 Links

Topo

 Contato

e-mail: ceinfogia@prefeitura.sp.gov.br

telefones: 3397-2259 / 2260

 Topo

Para abrir os arquivos com formato PDF é necessário a instalação do programa Adobe Acrobat Reader (ou similar). Clique no link para fazer o download do Adobe Acrobat Reader®